TERREIROS DO BRASIL

 

Deputado Ivan Valente faz em plenário discurso contra a Intolerância Religiosa

Brasília, 17 de março de 2011

http://video.google.com/ThumbnailServer2?app=blogger&contentid=da1934f9bcb47cf2&offsetms=5000&itag=w160&sigh=MpmgtG4huo2bWilX3jVWdmtNx_c

 

Discurso:

Sem revisão

 

O SR. IVAN VALENTE (PSOL-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, agradecendo a V.Exa., quero dar como lido nosso pronunciamento pela liberdade de crença, em repúdio aos ataques às religiões de matrizes africanas.
Nós temos defendido o Estado laico e a ampla liberdade religiosa. O que está acontecendo agora na cidade de Jundiaí, em vários Municípios, éa tentativa de impor leis que impedem a liberdade de crença e fomentam o preconceito contra religiões de matrizes africanas.

É o que está acontecendo nessa cidade, agora enrustido num projeto de defesa do meio ambiente, na Serra do Japi.
A Constituição brasileira, no seu art. 3º, garante como objetivo da República Federativa do Brasil a liberdade de crença, que é inviolável. O mesmo artigo assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garante a proteção aos locais da sua prática.
O art. 19 estabelece ainda que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios embaraçar o funcionamento dos cultos religiosos.
Obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Tadeu Mudalen) – Muito obrigado.

SR. IVAN VALENTE (PSOL-SP. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, um novo ataque às religiões de matrizes africanas estáacontecendo em São Paulo, na cidade de Jundiaí. De forma semelhante ao que já foi constato em tantos outros municípios, tenta-se aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei municipal que impede a liberdade de crença e fomenta o preconceito contra as religiões de matrizes africanas. Não bastassem as agressões que tais religiões e seus praticantes sofrem cotidianamente nos meios de comunicação em todo o Brasil, em programações que violam os critérios de exploração do serviço de radiodifusão no país e legitimam a intolerância religiosa, nos últimos anos tem propagado iniciativas institucionais, vindas dos poderes Executivos ou Legislativos, de restrição ao livre exercício dos cultos religiosos. O caso recente, que tem mobilizado a atuação do PSOL em Jundiaí e de um conjunto de organizações e representantes das religiões de matrizes africanas, éo do Projeto de Lei 10.411/2009, de autoria do vereador e pastor evangélico Enivaldo Ramos de Freitas (PTB). O PL altera a Lei 3.672/91, que criou a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, para nela vedar um conjunto de atividades que, na prática, impedem a prática de cultos afrobrasileiros na região.
Segundo o vereador, “nas regiões próximas a cachoeiras e nascentes pode-se constatar grande quantidade de velas votivas abandonadas, restos de alimentos, artigos de vestuário, animais mortos e outras peças utilizadas na prática de cultos religiosos, que são lançados diretamente na mata e nas águas, poluindo a reserva ecológica”. Por trás da suposta boa intenção de preservar a Serra do Japi está, no entanto, a tentativa de cerceamento da liberdade de prática religiosa.
No dia 01 de março, a mobilização do movimento garantiu o adiamento da votação do projeto para o dia 6 de setembro. No entanto, senhor Presidente, trata-se nitidamente de uma lei inconstitucional, contra a qual, se aprovada, certamente caberão recursos ao Supremo Tribunal Federal.
O Artigo 3o da Constituição de 1988 afirma como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, entre outros, a liberdade de crença, que é inviolável. O mesmo artigo assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garante a proteção aos locais de sua prática. O Artigo 19 estabelece ainda que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios embaraçar o funcionamento dos cultos religiosos.
Trata-se de um direito afirmado há décadas, que foi com o passar do tempo consolidado em inúmeros tratados e acordos internacionais ratificados pelo Brasil. O que dizem estes textos internacionais tem, portanto, poder de lei em nosso território. O Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por exemplo, diz que “todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em publico ou em particular”. Já a Convenção Americana de Direitos Humanos acrescenta que “ninguém pode ser submetido a medidas restritivas que possam limitar sua liberdade de conservar sua religião ou suas crenças”.
Constatando que o desprezo e a violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, em particular o direito a liberdade de religião, causaram direta ou indiretamente guerras e grandes sofrimentos à humanidade, instigando o ódio entre os povos, e reconhecendo que é essencial promover a compreensão, a tolerância e o respeito nas questões relacionadas com a liberdade de religião, as Nações Unidas aprovaram uma declaração específica sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião.
O texto afirma que “ninguém será objeto de discriminação por motivos de religião ou convicções por parte de nenhum Estado, instituição, grupo de pessoas ou particulares”, e que “a discriminação entre os seres humanos por motivos de religião ou de convicções constitui uma ofensa à dignidade humana e uma negação dos princípios da Carta das Nações Unidas, e deve ser condenada como uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”. Os Estados que assinaram a declaração, entre eles o Brasil, se comprometeram a fazer “todos os esforços necessários para promulgar ou derrogar leis, segundo seja o caso, a fim de proibir toda discriminação deste tipo e por tomar as medidas adequadas para combater a intolerância”.
Uma das respostas a este compromisso internacional veio com a aprovação, no Estatuto da Igualdade Racial, de um artigo que explicita a obrigação do poder público de adotar medidas para combater a intolerância com as religiões de matrizes africanas e a discriminação sofrida por seus seguidores.
Não cabe, portanto, senhoras e senhores Deputados, que uma lei da natureza desta que está sendo discutida em Jundiaí – e que se reproduz de forma semelhante em diversos municípios – seja aprovada. O Brasil tem uma dívida histórica com o povo negro e não pode permitir que a ingerência de interesses religiosos no poder público resulte em ataques institucionalizados à cultura afro-brasileira e em mais violações de direitos fundamentais dos afros descendentes e dos seguidores das religiões de matrizes africanas. O PSOL seguirá alerta contra iniciativas desta ordem, que além de inconstitucionais, são extremamente lesivas para a nossa democracia.
Muito obrigado.


Postado por Ògã Luiz Alves no Onibodê ( O Porteiro)

.

——————————————————————————————————————————————————

Jair de Ogum: 50 anos de Iniciação – Cumprimentos e Reconhecimento

Rio de Janeiro, 17 de Março de 2011

“Hoje acordei um pouco assustado em perceber como o tempo passa tão rápido! Dia 17 de Março completo 50 anos de minha Caminhada na Espiritualidade.

Tudo começou em 1961, no Rio de Janeiro, bairro de Olaria, na Rua General Rocha Calado, 166.

À minha querida mãe Júlia, eu agradeço e a todos daquela época.  Eu, adolescente, não sabia que Caminho tomar.  Ali me foi mostrado o caminho da Espiritualidade.  Ali passei a conviver com este Mundo Encantado.

Em 1971, tive meu primeiro transe com Pai Ogum Iara: 10 anos depois de minha iniciação. São 50 anos de Luta, Dedicação, Amor e Fé, sempre tentando servir e enobrecer a nossa Religião.  A Ela só tenho a agradecer por tudo que sou, pois Ela foi minha verdadeira família.

A quem encontrei nesta Caminhada; quem me incentivou; em mim acreditou, seja como homem espiritualista, amigo, pai, um ser Humano, eu agradeço.  Sejam autoridades espirituais, amigos, simpatizantes e principalmente meus filhos/as espirituais e amorosamente minha família hoje.

Aproveito para dizer que se algo fiz ou cometi que o/a tenha desagradado, me resta tempo para me desculpar para poder contar sempre com você.

Axé e Saravá!
Pai Jair de Ogum

Cumprimentos podem ser dirigidos ao endereço de e-mail
jairdeogum@hotmail.com
Tel: 21-2676-3614  /  21-3654-2343


Formatação e divulgação por Memorial Lélia Gonzalez, em reconhecimento e agradecimento.

.

——————————————————————————————————————————————————

AGEN AFRO – DIRETO DA REDAÇÃO

GRANDE ESTRÉIA DO PROGRAMA DE RADIOAUCA.COM
COM PAI ANDERSON D. OXOGUIAN
Amanhã , dia 17 de Março às 21 h , você pode perder a grande estréia do Programa de Radio ” Auca.Com”, Direção, Produção e Apresentação do Babalorixá Anderson D. Oxoguian.
O Programa será  transmitido todas as 5@feiras , através da Radio Metropolitana do RJ – Dial 1090 AM-RJ.
Dentre toda programação diversa , vocês poderão contar com o Quadro ” Agen Afro” , apresentado pelo  Promoter de Divulgação, Dirigente Espiritual e Editor Chefe da Revista Odara , o Babalorixá Yango Ti Obalùwáiyé , trazendo as ultimas novidades do Povo do Candomblé e da Umbanda, os acontecimentos atuais da cultura afro- brasileira . Ligue  e participe ! Contamos com você , pois na nossa programação você é a Estrela Maior.
Axé, oooooo

.

——————————————————————————————————————————————————

.

.

——————————————————————————————————————————————————

Convite – Festa de Oxóssi

Prezados senhores e senhoras,

Segue para conhecimento e atenção convite Festa do Babalorixá Beto de Odé?
Conselheiro Religioso do INTECAB/SP e membro da Comissão de Comunicação
e Relações Públicas espera à todos e a todas com muito

Carinho e axé.

EGBOMY CONCEIÇÃO REIS D’ O’GÚN
COORDENADORA DO INTECAB-SP
COORD. NACIONAL DE QUILOMBO URBANO DO MNU
CONTATOS:
http://www.intecabsp.wordpress.com
telecentrointecabsp.blogspot.com
portalafricas.com.br
m.cazemiro@uol.com.br
correionago@hotmail.com
tel: 3492-5801 ou 8527-4852

Fabio Criação e Design
9828-3486
4205-3666

.

——————————————————————————————————————————————————

Babalorisa Eduardo Gomes T’Osumare
IIe Omi Asé Afojidan e Comunidade Lua Branca
(19) 8224-5777/Piracicaba/SP

.

——————————————————————————————————————————————————

Aqui tem Axé – defendemos o fim do clientelismo e intolerância religiosa

Uma mensagem a todos os membros de Rede Afrobrasileira Sociocultural

Amados e amadas de Deus, vamos nos unir em oração pelos nossos irmãos e irmãs no Japão. Que a proteção divina esteja sempre presente e que eles entendam a dimensão de uma tragédia desta, que só atinge o corpo e os bens materiais, mas como seres espirituais são eternos e estão sempre amaprados espiritualmente.
Que os que deixaram o coporo material, sejam bem recebidos pelos ancestrais nos mundos espirituais
Que não haja apego ao que é passageiro e efêmero.
Que eles sejam confortados pela presença divina e pela sua providência.
E nós devemos nos solidarizar espiritualmente a eles, bem como, entender que a maior dor do mundo é a que sentimos, por isso que às vezes, por uma coisa tão pequena diante de uma tragédia como esta, parece ser motivo para murmurarmos, sofrermos, julgarmos, e muitos chegam ao extremo de blasfemar.
É hora de orar e refletir.
.
Tata Ngunz’tala
http://associacaovidainteira.blogspot.com/
FOAFRO – DF e Entorno
61- 8124.0946
62- 8222.8075

.

——————————————————————————————————————————————————

COMUNICADO

DEVIDO AO ENCONTRO DE JUREMEIROS E JUREMEIRAS DA PARAÍBA QUE SE REALIZARA NO DIA 20 DE MARÇO DE 2011, AS FESTIVIDADES DO ILÊ ASÉ OSUN ODENITA MUDARAM AS DATAS.

NA OPORTUNIDADE PEÇO DESCULPAS A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.

NOVA PROGRAMAÇÃO

DIA 03 DE ABRIL FESTA DO CAÇADOR
OSOSSI

8:00h : CAFÉ DA MANHÃ PARA OS PRESENTES

9:00h  :  XIRÊ

12:00h : FEIJOADA DE OGUN

DIA 10  DE
ABRIL  FESTA DA PODEROSA OYÁ

16:00h: XIRÊ

17:30h  PUXADA DO ALUBAJÉ

DIA 17  DE ABRIL
FESTA DA PODEROSA OSUN ( OMIJUNGUE)

16;00h : XIRÊ

17:00h: APETÉ

DIA 21  DE ABRIL
ENCERRAMENTO ( FESTA DO PODEROSO OSALA).

16:00h : XIRÊ

INFORMAÇÕES E DUVIDAS: (83) 3231-5987 (83) 8888-6689 (83) 9964-3622

.

——————————————————————————————————————————————————

.

——————————————————————————————————————————————————

CONVITE – 2º Encontro de Orixás

A Casa de Angola convida a todos para participar do 2ºEncontro de Orixás que ocorrerá no dia 19 de Março de 2011 a partir das 11:00 hs.

Programação

11:00 Credenciamento

12:00 almoço (R$ 6,00)

14:00 apresentação das autoridades

14:30 palestra sobre Orixás

15:30 apresentação dos grupos de atabaque

18:00 encerramento

Inscrição para apresentação de grupos de atabaque no E-mail casadeangola.osasco@gmail.com ou no telefone 2183-6184

Endereço: Av.Visconde de Nova Granada nº 513 Jd Alvorada Osasco - Altura do km 18 Prox da Estação Comandante Sampaio
Realização Secretaria de Cultura de Osasco

.

——————————————————————————————————————————————————

Programação em Memória de Mãe Doca e Pela Liberdade Religiosa.

Dia 13/03 – Almoço FEUCABEP – despedida da gestão de Pai Osmar e confraternização do Afros-religiosos pelo 18 de março. Proponente: FEUCABEP, Tv. Eneas Pinheiro. 697 – Pedreira. Belém.

Dia 13 de março (domingo) – às 14h – CAMINHADA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES – “IYÁ YONU”, MULHERES TRANSPORTADORAS DE AXÉ. Local: Rod. Augusto Montenegro Km 10, Conj. Jardim Maguary, Rua Principal esquina da Al. 04, caminhada ate´a sede da AFAIA na Alameda 24, casa 86.
Proponente: Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iyá Omi Asé Ofá Karé – AFAIA.
Dia 15 de março (terça-feira) às 18h – Lançamento da cartilha “SONAN 2, LEI MARIA DA PENHA”. Local: Casa da Linguagem. Proponente:  Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iyá Omi Asé Ofá Karé – AFAIA.

Fórum Permanente dos Umbandistas e Afro Religiosos do Pará – Programação em Memória de Mãe Doca e Pela Liberdade Religiosa.

Dia 08 de março (terça-feira) – - 15h - Ala de Mãe Doca e Felipa Aranha no BLOCO MARIA QUITÉRIA - o Bloco das Mulheres. A ala de Mãe Doca e Felipa Aranha é em homenagem a Luta pela Liberdade e contra a Intolerância Religiosa – Cortejo Carnavalesco na Aldeia Cabana de Cultura Popular David Miguel (Av. Pedro Miranda esquina da Trav. Perebebuí).

DIA 13/03 – Almoço FEUCABEP – despedida da gestão de Pai Osmar e confraternização do Afros-religiosos pelo 18 de março. Proponente: FEUCABEP, Tv. Eneas Pinheiro. 697 – Pedreira. Belém.

Dia 13 de março (domingo) – às 14h – CAMINHADA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES – “IYÁ YONU”, MULHERES TRANSPORTADORAS DE AXÉ. Local: Rod. Augusto Montenegro Km 10, Conj. Jardim Maguary, Rua Principal esquina da Al. 04, caminhada ate´a sede da AFAIA na Alameda 24, casa 86.

Proponente: Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iyá Omi Asé Ofá Karé – AFAIA.
Dia 15 de março (terça-feira) às 18h – Lançamento da cartilha “SONAN 2, LEI MARIA DA PENHA”. Local: Casa da Linguagem. Proponente:  Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iyá Omi Asé Ofá Karé – AFAIA.Dia 18 de março (sexta-feira) às 16h – HOMENAGEM ÀS IYÁS E IYALODÊS. Roda de Conversa, Palestras, Brindes, Coquetel e cineclube. Local: Mansú Nangetu Mansubando Kekê Neta (Trav. Pirajá, 1194 – Bairro do Marco). Proponente Instituto Nangetu de Tradição Afro Religiosa e Desenvolvimento Social

Dia 19 de março (sábado) às 20h – CELEBRAÇÃO PARA DOM JOSÉ. Local: Terreiro Mina Estrela Guia. Rua Cesário Alvim, 391 (entre Breves e Estrada Nova) Cidade Velha, Belém/PA. Proponente: Terreiro Mina Estrela Guia.

DIA 19/03 – Festa da Caboca Jaciara do Pai Nelson, Passagem Itamaraty, Terreiro de Tambor de Mina do Pai Luisinho de Taculumim.
DIA 19/03 – Festa de D. José, DIA 20/03 Festa de Verequete, e DIA 21/03 – Bacalhau do Caboco Mineiro - Terreiro Dois Irmãos, Pass Pedreirinha, 282 – Guamá/ Belém.
Dia 22 de março (terça-feira) – SESSÃO PÚBLICA NA CÂMARA DOS VEREADORES (Câmara de Vereadores. Trav. Curuzú, 1755 entre 25 de setembro e Almirante Barroso). Articulador: Pai Ismael. Mobilização: Todos(as) (a confirmar)Dia 23 de março (quarta-feira) – SESSÃO PÚBLICA NA CÂMARA DE DEPUTADOS / GABINETE DO DEP. EDMILSON RODRIGUES. Local: Assembléia Legislativa. Articulador: AFAIA. Mobilização: Todos(as) (a confirmar)

DIA 26/03 – Festa de Zé Pilintra de Pai Alberto do Rompe-Mato, Conj. Orlando Lobato – Inicio ao meio dia,


DIA 26/3 – Almoço, pré-caminhada e roda de conversa sobre a diversidade e identidade religiosa na luta contra o preconceito. 12h. INTECAB, na casa do pai Walmir, rua Lameira Bittencourt, 2020 – Benguí/Belém.

Dia 27 de março (domingo) às 9h – II CAMINHADA ESTADUAL PELA LIBERDADE RELIGIOSA “FÉ E RESISTÊNCIA”. Concentração: Escadinha da Estação das Docas. Proponente: Intecab/PA e Comunidades Tradicionais de Terreiro.

CINECLUBE NANGETU – Exibições de Filmes sobre o Tema Direitos Humanos e Intolerância Religiosa.
- Dia 04/03, Atlântico negro – na rota dos Orixás, de Renato Barbieri.
- Dia 11/03, Diversidade religiosa e direitos humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; e O escolhido de Iemanjá, de Jorge Duran.
- Dia 18/03, Até Oxalá vai a guerra – uma história de racismo e intolerância religiosa, de Carlos Pronzato e Stéfano Barbi Cinti.
- Dia 25/03 - Respeitando direitos, reconhecendo deveres, de Gavin Andrews; e Barravento, de Glauber Rocha.
Local: Mansu Nangetu Mansubando Kekê Neta (Trav. Pirajá, 1194 – Bairro do Marco). sempre as 19h
Bloco Afro AFOXÉ ITA LEMI SINAVURU Carnaval 2011, enredo “Omolu terra – para meus pés firmeza, no ori novas idéias”. Desfiles em homenagem à Mãe Doca.
- Dia 05/03 (sábado) as 19h - local: Aldeia Cabana de Cultura Popular Davi Miguel, Pedreira, Belém/PA.
- Dia 06/03 (domingo) as 17h – local: Bar e lanchonete Manancial, no conj. Cidade Nova, Arterial 18 esquina c/ WE 50, Ananindeua/PA.
Dia 07/03 (segunda) as 16h – local: Rua Coronel Juvêncio Sarmento, 1506 (entre Berredos e Souza Franco), Icoaraci, Belém/PA.
- Dia 08/03 (terça) as 16h em homenagem ao dia internacional das mulheres – local: Av. Beira mar, 3500 (esquina com São Jorge), Ilha de Caratateua – Outeiro, Belém/PA.
Realização:
Fórum Permanente dos Umbandistas e Afro Religiosos do Pará

.

——————————————————————————————————————————————————

BOLETIM DO MAPEAMENTO Nº 03

Casa de Cultura  Ile Asé d’Osoguiã – IAO

Informamos a realização da primeira reunião da equipe GT do mapeamento, onde compareceram e confirmaram compromisso com o projeto os seguintes nomes:

Coordenador:

Prof. Francisco Ferreira da Silva

Recenseadores:

Ana Júlia Soares Cardoso – Rep. do Cenarab;

Maria Gorety da Silva – Rep. do Grupo Yalodê;

Edivaldo Santos Lira – Rep. do Intecab;

Marcone Aureliano de Mendonça - Rep. do Intecab;

Fábio Galdino da Silva – Rep. da Casa de Cultura;

Renato Cesar Ribeiro Bonfim - Rep. da Casa de Cultura;

Processamento de dados:

Mãe Tuca d’Guiã – Rep. Casa de Cultura

Contabilidade:

José Erivaldo da Silva (Pai Erivado d’Osun) – Coord. Intecab-Pb

Fotógrafo:

Ficamos de confirmar o  nome indicado no projeto dia 18/03

Todos representantes de Comunidades de Terreiros de Matrizes Africanas da Pb.

Em tempo que informamos também e convidamos aos participantes do projeto equipe  GT, para comparecerem a próxima reunião dia 18/03 às 19:00 na sede da Casa de Cultura.

Nosso compromisso é com a comunidade de terreiros, quero agradecer aos nossos orixás divinizados e dando boas vindas ao grupo.

Awure Axé,

Renato Bonfim
Tel: 3241-9937  8745-1375

.

——————————————————————————————————————————————————

14º Encontro Umbandista de Dirigentes Espirituais

13 de Março: 14o Encontro Umbandista de Dirigentes Espirituais

Convidamos nossos irmãos para juntos realizarmos este encontro, em nossa sede, que visa trazer informações e traçar novos rumos na religiosidade umbandista além de reforçar nossos laços de amizade.

Para melhor recebê-los solicitamos a confirmação da presença, a fim de providenciarmos almoço à todos que tiverem presença confirmada.

Programação

- 09h00: Recepção dos palestrantes, participantes e café da manhã

- 09h30: Abertuta do encontro por Mãe Rita de Cássia e pela Escola de Curimba e Arte Umbandista Nilton Fernandes de Aruanda

Palestras

- 10h00: Yori, a Linha das Crianças na Umbanda

Palestrante: Mãe Maria Nazareth Dória (Centro de Estudos e Desen. da Umbanda Iansã e Cacique Tupinambá)

- 10h40: Saudação às Crianças pela  ECAU Nilton Fernandes de Aruanda

- 11h00: Leis e Documentos Necessários para Assegurar o Direito de Culto, onde e como conseguí-los

Palestrante: Ogã Dr. Hédio da Silva Jr. (Comissão Inter Religiosa da OAB)

- 12h30: Intervalo para almoço

- 13h30: Apresentação – > Conceição da Jurema (Cantora da Umbanda)

- 13h50: Ervas, Pomadas e Unguentos

Palestrante: Dona Cacilda Veloso (Kardecista)

- 14h30: O Uso das Lentes é Confiável?

Palestrante: Dr. Eduardo Kagohara (Cirurgião Oftalmologista da Santa Casa de São Paulo)

- 15h15: Apresentação ECAU Nilton Fernandes de Aruanda

- 15h30: Apoderamento e Empoderamento Religioso

Palestrante: Mãe Rita de Cássia (Filhos do Cacique / Diretora do SOUESP)

- 16h10: Como Tratar o Couro e Consagrar um Atabaque (aula prática)

Palestrante: Ogã Zezinho de Oxalá (ECAU Niltos Fernandes de Aruanda)

- 17h30: Encerramento das Palestras com saudação a nosso Pai Oxalá pela ECAU Niltos Fernandes de Aruanda

Nota:

1. Para participar do encontro é necessário a doação de lei em pó ou Sustagem que serão revertidos à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

2. Os palestrantes cumprirão o horário programado. Após cada tema a palestra será repassada ao plenário por 15 minutos para esclarecimento de dúvidas.

3. Solicitamos aos participantes que venham trajados de branco, não sendo necessário roupas de santo.

4. A presença poderá ser confirmada pelos telefones: 2721.3015 e 7616.2890 ou diretamente pelo blog: filhosdocacique.wordpress.com

Abraços Fraternos,
Mãe Rita de Cássia
Sacerdotisa Umbandista
(11) 7616-2890

.

——————————————————————————————————————————————————

São Paulo, 23 de fevereiro de 2011

CIRC. 11/11-INTECAB-SP

AOS

COORDENADORES DA SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA, ASSESSORIA JURIDÍCA, ASSESSORIA SOCIAL E POLITÍCA, ASSESSORIA ESPECIAL JUNTO A COORDENAÇÃO DE S.P, SECRETÁRIO FINANCEIRO, COMISSÃO ESTADUAL DE COMUNICAÇÕES E RELAÇÕES PÚBLICAS, COMISSÃO DE INTERCOMUNIDADES NACIONAL E INTERNACIONAL, COMISSÃO ESTADUAL DE CIÊNCIA E CULTURA, REPRESENTANTE DO CONSELHO CONSULTIVO DO INTECAB SP JUNTO AO CONSELHO NACIONAL DE SALVADOR, COORDENADORES TOQUE DE UNIÃO, COORDENADORES DE ENCONTROS COM PARLAMENTARES ,CONSELHEIROS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, MEMBROS, PARCEIROS, SIMPATIZANTES E AMIGOS.

PREZADOS SACERDOTES E SACERDOTISAS, SENHORES E SENHORAS,

A Coordenação Estadual do INSTITUTO NACIONAL DA TRADIÇÃO E CULTURA AFRO BRASILEIRA COORDENAÇÃO INTECAB/SP e sua  Família  de Intecabianos e Intecabianas vem através desta  PARABENIZAR COM PALMAS E VIVAS aos Sacerdotes umbandistas que participarão do Programa da REDE TV exibido as 22h00 nesta quinta-feira, após temporal que caiu sobre alguns bairros de S.P.

Perguntas pertinentes foram feitas aos entrevistados  de vários segmentos religiosos. Com exemplos de sacerdote antigo de outra tradição da cidade de Codó-Maranhão tido como sacerdote com grande poderio entre os políticos na troca e no sentar de cadeiras, mas sem deixar de dar assistência a  sua Comunidade Religiosa local.

A representação de líderes umbandistas através do Pai Cassio Lopes Ribeiro (Fucabrad) e Pai Guimarães de Ogun (Guerreiros do Axé ) Rafael de Logunede foi muito a contento com suas sábias respostas e explanação de oferendas que veio desmistificar  a palavra macumba da palavra oferenda da palavra magia negra.

PROVOCADOS diversas vezes pelos convidados de outros segmentos religiosos entre pastores, fiéis, católico, ex ou atual representante de magia negra com perguntas sobre? incorporação, bebidas, bem e mal, feitiço, fumos, ação e reação, exus, oferendas, diabos, história da religião, imagens, Zé pelintra, encruzilhada, candidatura política, sincretismo, adeptos, família magia negra, rituais.

As respostas dos Sacerdotes umbandistas atendeu todos e todas das Comunidade de Terreiro da umbanda e do candomblé com posição e sabedoria nas respostas firmes com  linguagem de fácil entendimento, explicações claras e objetivas que veio esclarecer ao público presente e público televisivo com exemplos cotidianos de nossa história de luta, resistência, cura e sucesso dentro do culto e dentro de nossos lares familiares e na nossa profissão.

Exemplos foram demonstrado de como se dão nossas oferendas em encruzilhadas com padês/oferendas (farinha de mandioca, mel ou dendê, pimenta, rosas vermelhas, velas coloridas, cigarrilha, cigarros, charutos) champanhe ou pinga foi demonstrado como também oferendas ao pé de arvore com coco verde velas brancas trabalhos para amor e para trabalho também explicado pelo sr. Rafael de Logunede.

O debate para todos e todas nós Povo do santo que assistimos, veio demonstrar nossos avanços e a palavra NÃO TEMOS UNIÃO E ESTE OU AQUELA (e) NÃO ME REPRESENTA, OU TERIA QUE SER SEU EU OU ELA A ESTAR tem que ser abolida dos nossos dicionários e da nossa convivência diária religiosa, partidária e profissional.

Foi  mostrado para o Brasil e para o mundo nossa grande transformação religiosa com entendimento político dos que lá foram, e não fizeram marketing pessoal?  Pois o grande produto c/ demonstração valiosa da Rede TV na apresentação foi um grande fato com acontecimento e manchete no horário:“ A UMBANDA E O CANDOMBLÉ“

Somente fazemos a seguinte observação? Que de uma próxima vez seja convidado também para compor o quadro de Sacerdotes, representantes do Candomblé independente de: Abassa, Associação Cultural Religiosa, Casa, Ilê, Entidade, Ilê, Instituto, Inzo, Organização e de sua tradição/nação. Sabemos muito bem que convites se dão através de amizade, articulação, cliente, indicação, filho de santo, mídia etc e tal.

Mas torcemos que brevemente todos os Programas Televisivos queiram fazer este mesmo debate que vem atender os anseios do  “Povo do axé” principalmente de São Paulo e do Brasil neste ano em que se comemoramos  “ O Ano Internacional do Afro-descendente”.

Sem mais, e no aguardo nos despedimos com todo,

Carinho e axé,

Egbonmy Conceição Reis de Ógùn
Coordenadora INTECAB – SP
Babalorixá Rosevaldo de Oxumarê
Vice-coordenador

.

——————————————————————————————————————————————————

Programa da FENACAB de sábado para domingo

26 e 27.02.11

.

——————————————————————————————————————————————————

1º Aviso – Reunião SOUESP

São Paulo,09 de Março de 2011.

Prezados,

Membros da Diretoria Executiva do SOUESP,

Membros das Secretarias e Comissões do SOUESP,

Presidentes de Federações,

O Presidente do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo, Pai Juberli Varela, convida a todos e todas para reunião administrativa doSOUESP que ocorrerá no sábado dia 11 de Março de 2011.

A reunião será realizada na sede da Federação Espiritualista Reino dos Orixás, na Rua Dr.Azevedo de Lima ,296 – Jardim Cabuçu – São Paulo – SP com início às 09h.

Contamos com vossa presença.

Saudações

Sueli Leonardi
Secretaria Geral – SOUESP
Fone: 5063-2880
Cel: 6200-7890
.

——————————————————————————————————————————————————

.

——————————————————————————————————————————————————

Babalorisa Eduardo Gomes T’Osumare

IIe Omi Asé Afojidan e Comunidade Lua Branca

Amigos tomo a liberdade de dizer-lhes:

Como sou do mesmo partido político do vereador de Jundiaí, o Val do PTB, e também sou do PTB inter-religioso, pedi ao meu presidente que também é o presidente da Câmara de Piracicaba, para agendar uma reunião com o vereador de Jundiaí. Ambos de pronto me atenderam. Um no meu pedido e outro em sua agenda.

Sexta feira, pela manhã., o vereador Val de Jundiaí, autor do projeto de lei que atinge nossa religião, me atendeu. Eu fui e levei comigo uma assistente minha e uma assessora do vereador João Manoel, presidente  da Câmara de Piracicaba.

O vereador Val de Jundiaí explicou que a intenção da lei é com caçadores que acampam na mata e matam animais de nossa fauna como por exemplo, Jaguatiricas.

Ele também concorda que em seu projeto de lei a expressão “sacrifício de animais” é preconceituosa e deveria ser exposta como matança de animais silvestres.

Também nos informou que parou com esse PL e esta fazendo (com data a definir), uma audiência pública para discutir o mesmo.

Um dos assessores deles que é Rosa Cruz comentou da importância das matas também para os praticantes da religião UICA.

Pedi a ele, para criar um seminário para ser discutido “O Meio Ambiente e as Religiões” e que solicitasse a presença de Pai Valter de Ode Nitá que é de Jundiaí e tem muita bagagem dentro de nossa religião para ajudá-lo.

O vereador foi pronto e disse que achou muito importante as sugestões e que vai estudá-las e em breve quer outra reunião com o Pai Valter (teve uma esses dias atrás) para discutir esses novos andamentos.

Depois de duas horas de boa conversa, voltei de Jundiaí a Piracicaba e só me resta esclarecer aos amigos, o que sei e como esta a situação de Jundiaí.

O bom é que mesmo o vereador sendo evangélico, não só me atendeu, como me respeitou, respeitou minhas palavras e sugestões.

Bem por enquanto é isso e se precisarem de mim ou alguma outra duvida, é só me contatarem..

Asé!

Babalorisa Eduardo Gomes T’Osumare

IIe Omi Asé Afojidan e Comunidade Lua Branca

(19) 8224-5777/Piracicaba/SP

.

——————————————————————————————————————————————————

ILÊ ASÉ OSUN ODENITÁ

FUNDADO EM 29 DE ABRIL DE 1986.
COMEMORAÇÃO DE 25 ANOS.

O Babalorixá Erivaldo de Osun,  convida Babas, Yas, ogãs, ekedes, iniciados ,
amigos e simpatizantes para as comemorações de 25 anos de Fundação.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20 de março
festa do poderoso caçador

Osossi e o Rei
Ogun

8:00h : café da manhã para os presentes

9:00h  :   xirê

12:00h : feijoada de Ogun

Dia 03  de abril 2011 festa da poderosa Oyá

16:00: xirê

17:30  puxada do alubajé

Dia 16  de abril 2011 festa da poderosa Osun ( OMIJUNGUE)

17:00: Apeté

Dia 21  de abril de 2011 encerramento a festa do poderoso
Osala.

16:00 : xirê

Obs: Gostaria de
pedir as pessoais que vierem para festa de Oxalá, que  vistam

Branco ou roupas
claras.

Informações: (83) 3231-5987 (83) 8888-6689

.

——————————————————————————————————————————————————

Agradecimento ao Pronunciamento do Senador Paulo Paim

Brasília, 16 de fevereiro de 2011

A Mãe Carmen de Oxalá

Yalorixá Líder Espiritual da Assobecaty

Quero parabenizar a Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – Assobecaty, Casa de Tradição Africana com 77 anos de existência, pelos seus 23 anos de instituição da personalidade jurídica que possibilitou o aperfeiçoamento do trabalho social e comunitário que vocês desenvolvem.

Não posso estar ai, em virtude dos debates pelo reajuste do salário mínimo no Congresso Nacional, mas quero dizer a importância desta instituição para a aprovação  do Estatuto da Igualdade Racial, em especial no debate pela liberdade de consciência e crença.

Também quero agradecer o apoio de vocês na minha reeleição, nós recebemos mais de quatro milhões de votos e o trabalho de vocês foi fundamental.  Contem comigo hoje e sempre, seja no Rio Grande do Sul ou em Brasília.

Um forte abraço

Senador Paulo Paim -PT-RS

__________________________________________________

Ao Senador Paulo Paim

Mais do que uma saudação ao Ylê Assobecaty, as palavras do Senador Paulo Paim demonstram a responsabilidade e compromisso mútuos estabelecidos pelo elo do Programa Nacional Cantando as Diferenças que vem unificando as nossas lutas.

A declaraçãoda ONU para 2011 como Ano Internacional do Afrodescendente, a ONU e a confirmação do nome de Paim para presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado pela segunda vez é para nós motivo de orgulho, regozijo e muito trabalho. Estamos contigo Senador Paulo Paim para aprofundar a reflexão e as consequências das nossas práticas.

Axé Mãe Carmen de Oxalá

.

——————————————————————————————————————————————————

TATA RAMINHO DE OXOSSI EM PERNANBUCO

Nessa segunda-feira de carnaval,

Os Tambores silenciosos, um culto aos Eguns, (dobraram coro) ao Tata Raminho de Oxossi. Na ocasião, o Secretário Renato L,  de Cultura, representou o Prefeito da Cidade do Recife,  juntamente com a Secretária Amparo Araújo de Direitos Humanos e o Assessor Especial do Governador e Secretário Executivo do CEPIR, Prof. Jorge ARRUDA, que representou o Governo do Estado de Pernambuco, na ocasião da entrega da Medalha de Honra ao Tata Raminho de Oxossi.

Justo reconhecimento, pelos relevantes trabalhos realizados em prol do Povo do Santo de Pernambuco e pela coordenação da Cerimônia do Culto aos Eguns, na segunda-feira de carnaval, no Pátio do terço. Esteve presente também a Nação nagô de Pernambuco, representada pelo Guardião do Sitio de Pai Adão, Manoel Papai, Conselheiro de Desenvolvimento Social e Econômico do Governo de Pernambuco.
Na ocasião, também o Núcleo Afro da Cidade do recife, capitaneado pelo Ogun Pegigan Edson Axé, Militante Negro, fizeram a homenagem também ao grande Militante Negro, Edvaldo Marciano.
Jorge ARRUDA
CEPIR
FIPIR-Nordeste
Fotos do evento:

.

——————————————————————————————————————————————————

E finalmente a mídia olhou para o Afoxé

“A segunda noite de desfiles no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, foi – como na sexta-feira (4) – aberta por um afoxé. Neste sábado (5), foi a vez dos Filhos da Coroa de Dadá abençoarem a avenida para a passagem das sete últimas escolas do grupo especial.”

Fonte: http://noticias.r7.com/carnaval-2011/ultimas-noticias/sao-paulo/afoxe-filhos-da-coroa-de-dada-abre-segunda-noite-no-sambodromo-do-anhembi-20110305.html

.

——————————————————————————————————————————————————

Afoxé Ile Omo Dada

Atrás do Omo Dadá com as Bençãos dos Orixás

Dois meses de intenso trabalho, dedicação e muita fé no Orixá. Assim tem sido cada hora que antecede o desfile oficial do Afoxé Ile Omo Dada. Com novos ares e voltado para um futuro de conquistas, o Omo Dada completará 30 anos em agosto deste ano. Inúmeras são as idéias e principalmente a força de vontade de mudar, melhorar e dar ao afoxé mais tradicional de São Paulo, o reconhecimento merecido, aos anos de luta e perseverança na missão de representar de maneira descontraída, sem perder o respeito e a seriedade, à tradição dos Orixás.

Com uma nova diretoria, que tem se mostrado interessada e aguerrida, o Afoxé empossou como ministra a Cantora Fabiana Cozza: Olotojufoxé, A Guardiã do Ile Omo Dada. Fabiana é considerada por inúmeros críticos a maior revelação da MPB dos últimos anos, comparada à Clara Nunes. Dona de uma voz, bela e marcante, a intérprete tem em seu repertório uma variedade de músicas e canções que louvam os Orixás. “Canto o Orixá em todos os palcos do mundo que eu estiver. Estive nos Estados Unidos e no Japão e lá cantei para o Orixá. Eles são a minha essência” declara a cantora.

Não só a voz encanta em Fabiana, mas também seu gestual e interpretação cênica, além do carinho com que trata os fãs e simplicidade que lhe é característica. “A decisão de homenageá-la veio da necessidade de reconhecer aquela que tem sido a principal porta voz da tradição dos Orixás por meio da música atualmente” afirmou Oga Gilberto de Exu, Presidente do Afoxé Ile Omo Dada.

E assim se fez nomeada a ministra na terça feira do dia 22 de fevereiro, em uma daquelas noites quentes que tem sido freqüente em São Paulo. Ao som dos xéqueres, a cantora entrou emocionada nas dependências do Omo Dadá. Muitos aplausos, a charanga, como é conhecida a Bateria do Afoxé, rufou tambores a sua homenageada, acompanhada da tradicional reza a Xangô, patrono do Afoxé, entoada pela voz da Iyalodê Afoxé Wanda de Oxum, intérprete oficial da entidade carnavalesca. No último domingo mais um cerimonial lotou a Rua Carlos Belmiro, no n° 1259, para a coroação do Obá Afoxé: sacerdote representante do Orixá homenageado este ano, Oguian. O Babalorixá Alabiy teve uma postura digna de um autêntico rei. Mas ele não veio só, além da corte, composta entre alguns ilustres por Iyá Daniele de Oxum, uma das herdeiras do saudoso Tatá Pérsio, mereceu exclusivo destaque a Iyá Helena de Iyemanjá, Iyalaxé do Ilê Axé Ajagunan Fadaka. Dona de beleza notável encantou a todos com sua elegância ímpar. Também foram homenageados: Iyá Wanda, Oga Gilberto e Iyá Odete, ambos, pelo histórico de resistência e fundação da entidade.

.

——————————————————————————————————————————————————

Parabéns pelo seu dia‏

.

——————————————————————————————————————————————————

Documentário “Gandhi – o eunuco de Deus” – texto trelacionando não-violência com força passiva do feminino.‏

“…também as mulheres foram tocadas pela humildade de Gandhi e pela explícita rejeição das características masculinas.”

“No norte da Índia neste tempo, nas famílias abastadas as mulheres não saíam de casa, muitas não viam sequer a rua em frente a casa. Mas ao apelo de Gandhi: “lutem pela liberdade, saiam para a rua”, essas mulheres saíram e juntaram-se aos desfiles. E foram para as prisões. Sem pedirem autorização aos maridos ou parentes. O apelo de Gandhi para elas era supremo.”

Gandhi admirava aquilo que, para ele, era a força passiva das mulheres. Queria desenvolver em si mesmo as qualidades femininas e dizia que gostaria de ser “a mãe da nação”.

As mulheres, segundo dizia, eram o seu modelo de resistência não-violenta.

“Muitos membros do Congresso sentiam-se pouco à vontade, porque achavam que ele ia efeminar os homens, torná-los menos homens e uma luta pela liberdade contra um dos impérios mais poderosos do mundo não podia certamente ser travada com armas muito femininas. Mas o empenhamento na não-violência, não era apenas uma estratégia ou uma tática, era um artigo de fé.”
A abordagem não violenta de Gandhi já era suficientemente difícil de aceitar para os políticos tradicionais. Mas o lençol-tanga, a roda de fiar e a adoção da feminilidade eram demais para um histórico complexo de inferioridade da virilidade dos indianos.
“Desde 1880, vários indianos de relevo vinham refletindo acerca da situação da Índia e interrogavam-se com uma questão simples: eis uma civilização vibrante, com milhões de pessoas, como é que os ingleses que investiram tão pouco em sua aventura imperial, conseguiram colonizar-nos; o que se passa de errado conosco? Muitos outros diziam que era extremamente importante que os indianos se tornassem fisicamente fortes. Não bastava ter uma vontade forte, era preciso também ser fisicamente forte, porque o Ocidente representava a força física e para o enfrentar era necessário ter essa força.”
Mas Gandhi acreditava na força, no que não acreditava era na violência. A verdade é que apelou à juventude da Índia para desenvolver ‘corpos de aço’ para a luta pela liberdade e até inaugurou uma série de ginásios.
Em março de 1930, contrariou as afirmações de que efeminava a causa, ao lançar a sua principal campanha não-violenta apenas com homens. Foi a chamada ‘Marcha do Sal’, um protesto contra o imposto britânico sobre o sal. Os homens tiveram que aguentar o ímpeto da resposta britânica, mas reagindo de acordo com os preceitos de Gandhi, de forma passiva, não agressiva. O protesto teve um enorme sucesso.
======================
O documentário em formato AVI pode ser baixado nestes sites:

——————————————————————————————————————————————————

Projeto Seu Olhar

“Solidários, seremos união.
Separados uns dos outros seremos pontos de vista.
Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
(Bezerra de Menezes)

.

A Casa de Cultura em parceria com o Centro de Olhos da Paraíba-COP e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social-SEDES, realizou no último sábado, a primeira etapa do Projeto Seu Olhar, onde cerca de 40 pessoas da Comunidade do Vale do Gramame e comunidades de terreiros, foram submetidas a exames oftamológicos.

A segunda etapa do projeto contará com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com a entrega dos óculos.

Nossos agradecimentos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da ação.

Vamos em frente.

Awure! Asé!

.

——————————————————————————————————————————————————

Sessão na Câmara de João Pessoa: Carta pela Harmonia entre as Religiões.

Prezados(as) colegas das Religiões,

A Carta pela Harmonia entre as Relgiões, produzida no Grupo Videlicet (UFPB) com lideranças religiosas, será lançada oficialmente em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de João Pessoa no dia 22 de fevereiro de 2011, terça-feira, às 17:00h. A Carta também elenca a proposta da criação do Fórum Paraibano da Diversidade Religiosa, permanente.
O Grupo Videlicet convida você para participar deste ato de cidadania e direitos humanos.
A Carta segue (clique aqui para baixar) em sua versão atual. Novas adesões serão muito bem recebidas.
.
Atenciosamente,
Carlos André Cavalcanti.
.
Grupo de Pesquisa Videlicet – Estudos em Religiões, Intolerância e Imaginário
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
.

——————————————————————————————————————————————————

Texto de Pai Euclides sobre a lei contra o Candomblé‏

Com efeito, quase todas as coisas,
segundo a Lei, se purificam com sangue;
e sem derramamento de sangue não há remissão.
(Hebreus 9:22)

.

A religião de matriz africana desde o seu surgimento no Brasil sofre perseguição em nosso país e que continua até os tempos de hoje. Essa perseguição vai dá mais simples manifestação pessoal até a não aceitação das práticas religiosas afrobrasileira. Pode-se afirmar a mais recente perseguição é a Lei 202/10 que a Câmara de Vereadores do Município de Piracicaba/SP tenta aprovar, aonde ?coibi o sacrifício de animais em práticas religiosas?.

Essa Lei 202/10 reflete como a intolerância religiosa precisa ser discutida pela sociedade brasileira a fim de garantir que as práticas religiosas em todos os segmentos sejam respeitadas. A religião de matriz africana é eminentemente comunitária, preocupa-se com o bem estar comunitário de todos. Esse costume afrobrasileiro é milenar. O sacrifício de animais nas casas de culto é realizado de forma cerimoniosa e respeitosa, sobretudo, temos os cânticos apropriados para pedir licença, para fazer esses rituais, além do perdão para purificarmos.

Não sabemos de nenhum comentário e/ou publicação de que pessoas adoeceram por ingerir esses alimentos feitos nos terreiros. Têm-se a delicadeza de pegar o animal de forma cuidadosa e religiosa para saber se estar sadio. As carnes desses animais oferecidos a cada divindade são bem tratadas, limpas e cozidas para fazer a comunhão na comunidade de terreiro.

Para tanto, constatamos animais de todas as espécies que são sacrificados, maltratados diariamente dentro de alguns carros dos marchantes até chegarem aos abatedouros sem a mínima condição de higiene e saneamento básico e pronto para serem consumidos por nós seres humanos nos mercados livres. No mesmo patamar estão outros animais como, por exemplo: as aves, os suínos etc…, que podem estar gripadas ou doentes e não sabemos por quais processos passam até chegar ao consumo das pessoas. Quem nos garante de forma geral que todos esses animais estão sadios quando vão para a mesa da população para serem consumidos?

Quantos mercados públicos são condenados pela saúde pública por estar em péssimas condições de ser usados e carnes de todo e qualquer tipo de animal exposto para que as pessoas comprem e leve para toda a família consumir?

Há que se refletir e tomar decisões de forma coerente e respeitosa. A comunidade afrobrasileira e tradicional de terreiro precisam estar atentas para coibir a toda e qualquer prática de intolerância religiosa em todos os segmentos. Portanto, é o momento de todos os sacerdotes e sacerdotisas participarem desta discussão, dando o seu aval e socializando o seu ponto de vista.

Pai Euclides (Talabyan)

Fundador e Babalorixá da Casa Fanti Ashanti a partir de Janeiro de 1958 em São Luís – Maranhão.


——————————————————————————————————————————————————

CASA DE CULTURA ILE ASÉ D’OSOGUIÃ – IAO

Av. Natal, s/nº, Qd.44, Lt.336 –Planalto Boa Esperança

João Pessoa -  Paraíba  – Cep.: 58065-042

Fone.: (83) 3241-9937 – 8745-1375

Email.: casadeculturaaxe@hotmail.com

CNPJ nº  10.773.447/0001-57 – Reg. CMDCA-JP nº 165/10

A Sua Excelência o Senhor

Vereador José Freire da Costa – Zezinho Botafogo

Câmara Municipal de João Pessoa

Senhor Vereador,

Pelo presente, informamos a Vossa Excelência a aprovação do Mapeamento de Terreiros de Matriz Africana, pelo Fundo Municipal de Cultura- Funjope, projeto que será realizado por esta ONG.

Desta feita, solicitamos a Vossa Excelência uma Sessão Solene, no dia 13 de Abril, data em que se comemora o Dia Estadual das Religiões Afro Brasileiras, conforme a Lei Estadual n. 8.992 de 11/12/2009, momento em iremos agregar ás comemorações, e a apresentação do site que será construído para o mapeamento.

Desde já agradecemos, colocando-nos ao dispor para quaisquer informações necessárias.

Atenciosamente,

2011 Ano Internacional do Afro Descendente!

Awure! Asé!

Vamos em frente!

Casa de Cultura – IAO

Renato Cesar Ribeiro Bonfim

Presidente

——————————————————————————————————————————————————

 

2011,  Ano Internacional do Afro Descendente decretado pela ONU

Justificativa do pedido de sessão solene

Dia 13/04/11

É de suma importância lembrar a esta Casa do povo, o dia comemorativo a religiões de matrizes africanas, não se tratando apenas de mais uma data, e sim do dia em que o Estado se torna realmente laico, mostrando a importância da cultura afro na construção do nosso país preservando a cultura popular da Paraíba e do município.

A este pedido acrescenta-se a  vinda de representantes de matrizes africana convidados por esta Ong de outros estados, dando a real condição de visibilidade nacional ao ato.

Além do mais, estaremos resgatando as injustiças feitas aos nossos ancestrais, que foram escravizados neste país.

A formação sócio cultural das comunidades tradicionais de terreiros, tem tratamento diferenciado no MDS, buscamos com apoio de diversos segmentos da sociedade, o respeito,  com oportunidades para todos e cobrando dos gestores,  políticas públicas afirmativas. Com melhoria na qualidade de vida das comunidades de terreiros.

A Câmara Municipal  tem papel fundamental nesta construção, não podendo ser omissa na respeitabilidade e convivência pacífica com as demais religiões, tornando  viável  o pedido em realidade.

O papel desta Ong como formadora de opinião, é mostrar a sociedade civil organizada, com apoio de  movimentos de negros e negras, que precisamos sim, mudar o pensamento de determinados grupos, que tentam nos discriminar, se opondo na liberdade de culto e igualdade racial.

Por esta razão não podemos utilizar os espaços que são de direitos e legítimo sem o apoio incondicional desta Casa, que tem acenado positivamente na busca de melhoria na qualidade de vida da população.

Esperamos ter mostrado em poucas palavras a importância política e cultural do nosso pedido, e rezando aos nossos deuses divinizados pedimos  bençãos a todos que tem contribuído na diversidade cultural do nosso Estado.

Vamos em frente!

Awure Axé

——————————————————————————————————————————————————

 

Jornal A Voz do Candomblé

http://revistaavozdocandomble.com.br/

——————————————————————————————————————————————————

 

DIVULGAÇÃO
AGEN  AFRO VISITA  A SUA CASA E DIVULGA SEU BARRACÃO
POR YANGO TI OBALÚWÁIYÉ
BY RJ  E SP
YALORIXÁ ANALIZ D. OYA REALIZA OS 21  ANOS DE SUA MÃE COM O DOTÉ BALBINO D. OGUM !Foi realiza do no dia 17.01.09 no Barracão do Doté Balbino D.Ogum , os 21  anos de Oya da Yalorixá Analiz, o barracão fica localizado no bairro de Moquetá , Munícipio de Nova Iguaçu ,RJ.
Grande Candomblé foi conduzido majestosamente pelo Doté  e Ogãs da Casa.
Estiveram presentes personalidades do Candomblé Brasileiro, nos  quais destacamos – Marcelo Fritz D. Oxoguian , Anderson D. Ogum, Ya Isabel D. Oya , Yango Ti Obalùwàiyè, Anderson D. Oxoguian, Muzurê D. Oxumarê, Ekedji Gisa D. oxossi ,Carlos D. Togbo , Marcos D. Azuany,Ekedji Adalgisa D. Yemanjá, Fernandes D. oxossi , Roxe Bara, Heraldo D. Xangô, Shirley D. Yemanjá, Luis D. Oxossi ,Robson D. Oxossi , Ekedji Debora D. Ayrá entre outros que lá foram levar o seu carinho a Ya Analiz D. Oya .
O Agen Afro parabeniza  a todos pelo belíssimo candomblé!.
Para Contactar Doté Balbino D. Ogum , entrar em contato com o telf. 2668-0118.
dsc05685
dsc05680
———————————————————————————————-
DIVULGAÇÃO
INFORMATIVO AGEN AFRO 05/09
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP13.02.09 – 16 hs
Fundação Casa Rui Barbosa
Cine Clube Atlântico Negro
Filme ” Até Oxalá vai a Guerra “
Uma História de Racismo eIntolerância Religiosa”
Entrada Franca – Estacionamento Gratuíto
Debate Público  comFatima Damas do CEUB-Rj e José Marmo(Rede de Saúde) e José Flavio ( Ilê Axé Omim)
Rua São Clemente,134-Botafogo- Metrô- Rj telf.9482-6863 ou 8856-5015 e 3289-460013.02.09 – 18hs
Mãe Arlene D.Katendê
Ensaio Geral do Afoxé Maxambomba
Praça Rui Barbosa – Centro -Nova Iguaçú -RJ
telf.3101-150714.02.09 – 20HS
Mãe Rita D.Yansã
Toque de Exu – Carnaval
Rua Ipameri,236  – Cordovil – Rj – telf. 3341-034714.02.09- 18 hs
Pai Osvaldo D.Mutalê
Toque de Exu e Firmeza de Carnaval
Estrada do Quafá, 545 – Santissímo -Rj
telf.3465-3675

14.02.09 – 19 hs
Pai Oya Gindê
Feitura de Yaô de Logun-Edé
Rua Francisco Gifone,105 – Campinho – JCP – Rj telf. 3340-2590

14.02.09 – 16 hs
I.P.N.
Feijoada com o Grupo Boêmios do Samba
Convite : R$ 5,00
Rua Pedro Ernesto,32/34- Gamboa -Zona Portuária – Rj-tel. 2516-7089/7835-4438.

14.02.09 – 20 hs
Pai Jorge D.Ogum-Já e Mãe Ignez D.Yansã
Toque de Exu – Carnaval
Rua Orlando de Aquino , 115 -Pq.Anchieta -Rj – Telf. 2455-2970

14.02.09 – 18 hs
Pai Enéas D.Oxoguian
Festa do Pilão de Oxoguian
Rua Bangué,72 – Cangaiba – SP – telf.0xx11 – 2641-9224

14.02.09 – 19 hs
Pai Luciano D.Oxossi
Toque da Pombagira 7 Saias
Travessa Jota Ferreira, 87 -Centro -Nilópolis – RJ telf. 9777-8975

14.02.09 -20 hs
Pai Renato D.Obalùwàiyè
Toque de Exu -Carnaval
Rua Saint Hilarie.60 – Bonsucesso – Rj tel.9374-2001

14.02.09 -22 hs
Pai Robinho D.Oxoguian
Festa de Yansã
Rua Jorge Bragança, Qd. 28 Lt 70 – Jd.Bom Pastor -Belfor Roxo-RJ
telf. 3668-6016

14.02.09 – 17 hs
Pai Sergio D.Onira
Carnaval de Exu
Rua Carlos Acioli, 460 – Portão de ferro/Cabuçu -Nova Iguaçú – RJ
telf. 3766-3881

14.02.09 -10 hs
Pai Dy Deus D.Oxalá
Candomblé-Rua Onze , nº 50 – Gleba A – Chaperó – Itaguaí – RJ telf. 2687-5292

14.02.09 – 21 hs
Mãe Graça D.Oya
Festa de Yemanjá
Rua Abilio Alves Ferreira,Lt.36 – Marambaia – São Gonçalo – RJ
telf. 2623-7900

15.02.09 – 16 hs
Pai Paulo D.Ogum
Toque de Exu – Carnaval
Rua Bom Jardim, 778 – Gramacho -Duque de Caxias – RJ – telf.3657-2631

15.02.09 – 12hs
Mãe Alba Valéria D.Oya
Festa da Mulambo de Pai Dietter D.Yemanjá
Rua Guaçú, 88 – Queimados esquina com a Estrada de Austin
telf. 3698-2333

15.02.09 – 16 hs
Pai Julio D.Oxossi
Pilão de Oxalá
Rua 13 ,Lt 16  Qd. 84 -Pq.Paulista – Santa Cruz da Serra – telf. 3666-1363

15.02.09 – 13 hs
21@ Festa das Àguas de Oxalá -Babá Sebastiana
Clube Atlético São Jorge -Rua Rego Barros , 1828 – Vila Antonieta – São Paulo – SP – telf. 0xx11 2721-3015 / 7616-2890

15.02.09 – 9/18 hs
Palestra
“Formação Religiosa e a espiritualidade na Umbanda “
Av. Conceição ,865 -Vila Elida -Diadema -São Paulo- Jabaquara

15.02.09 – 10 hs
Mãe Angelica D.Yemanjá
Egbé,Oloorê o Ajodun Orisá Omolu deTom D.Omolu
Rua Minas Gerais , 492 – Saco -Magé- RJ

15.02.09 – 10 hs (Café)
Pai Obarondê
Festa de Mulambo(12 hs )
Rua D.Pedro II,173 – Bairro da Luz – Nova Iguaçú – RJ
telf. 3770-9754

16.02.09 – 19 hs
Pai Yango Ti Obalùwàiyé
Toque de Exu e Firmeza de Carnaval
Rua Coronel Queirós,279 – Anchieta -Rj- telf.3017-3127 * 9987-4266 * 9235-5765 .

16.02.09 – 20 hs
Templo Thunan
Toque de Exu
Rua Luis Ferrari,846 – Parque das Nações -Bauru -São Paulo´-Sp

16.02.09 – 20/23 hs
Ogã Luis F.Barros
Gira especial de Exu e Pombagira =Preceito de Carnaval
Rua Goias , 548 -Piedade – Rj – telf. 2597-1323/9949-5494

17.02.09 – 14 hs
Ong Estimativa
Lançamento da Oficina Trançando Idéias
Madureira e Nova Iguaçú
Rua GeneralJusto , 275 – Centro – Aeroporto Santos Dumont
telf. 2567-0011 / 8561-3138

Axé,ooo
Agen Afro ,
Viver o momento , rompendo barreiras da cultura  afro brasileira !!!!

————————————————————————————————————————————————
AGEN  AFRO ESPECIAL
POR YANGOTI OBALÙWÁIYÈ
BY RJ E SP14.02.09 – 16 hs
Pai Robson D.Ogum-Já
Feitura de I ywaô de Oxum
Estrada de Iguaçú ( em frente aTintas Aguias)
telf.2695-7089Dia 15.02.09 – 18 hs
Doté Luisinho D.Yansã
Feitura de Yaô ( Ogum,Oxum e Logun-Edé)
Rua Leopoldina Borges, 27 – Anchieta – Rj
telf.3358-0088Axé,ooooo
Agen Afro
Yango
————————————————————————————————————————————————
DOMINGO DIA 15/02 – NA AV. MÉM DE SÁ, 37-LAPA A PARTIR DAS 14:00 HS – SERÁ ÚLTIMO ENSAIO DO AFOXÉ ESTRELA D´OYÁ COM UM SUCULENTO E GOSTOSO ANGÚ A BAIANA E VOCE É NOSSO CONVIDADO, VENHA FAZER PARTE DESSA FAMILIA, E DESFILE CONOSCO!!!! VAMOS MOSTRAR MAIS UMA VEZ A NOSSA UNIÃO !!!, ENTREM EM CONTATO> TEL.9129-2626

ABRAÇOS E ATÉ LÁ !!!

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-
FAÇA PARTE DESTA FAMILIA E BRILHE NO CARNAVAL!!! DESFILE CONOSCO NO AFOXÉ ESTRELA D´OYÁ.
OS CIGANOS PODEM VIR COM SUA ROUPA COLORIDA E OS ZELADORES (AS) COM SEU ALACÁ OU ABADÁ – OU ADQUIRA O SEU ABADÁ (PREÇO POPULAR)  É SÓ LIGAR CONFIRMANDO A PRESENÇA!!!!!!
——————————————————————————
DIVULGAÇÃO
AGEN  AFRO NOTA DE  ESCLARECIMENTO
POR YANGO TI  OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP

A  YALORIXÁ  MIRIAN DE OYÁ COMUNICA AOS IRMÃOS DE RELIGIÃO E AOS AMIGOS, QUE PESSOAS INESCRUPULOSAS ESTÃO USANDO O SEU NOME, ATRAVÉS DE TROTES TELEFÔNICOS OFENDENDO A TERCEIROS.
QUALQUER LIGAÇÃO COM OFENSAS QUE ENVOLVAM O MEU NOME, DEVE SER DESCONSIDERADA.
MIRIAN DE OYÁ
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

intecab

 

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

INFORMATIVO AGEN AFRO 01/09- FELIZ ANO DE 2009

DIVULGAÇÃO

INFORMATIVO  AGEN  AFRO 01/09

POR YANGO TI OBALÙWAIYÉ

BY RJ E SP

 

 

 

 

AGENDA ESPECIAL

 

 

 

05.01.09 – 19 HS – Pai Yango Ti Obalùwàiyè

1@ Prece das Almas do Ano de 2009

Gira de Caridade de Preto- Velho

Rua Coronel Queirós,279 – Anchieta /Rj -tel.3017-3127/9987-4266

10.01.09 – 08 hs – Mãe Edeuzuíta D.Oxoguian

19@ Lavagem do Adro da Igreja do Bonfim/Caju – Rj

telf. 3474-3061

10.01.09 – 17 hs -Pai Osvaldo D.Mutalê

Grande Gira Festiva em Homenagem aos Caboclos de Pena – Estrada do Quafá, 545 – Santissímo -Rj

telf. 3465-3675

 

 

 

10.01.09 – 22 hs -Pai YangoTi Obalùwàiyé

Singela Homenagem ao Exu 7 Catacumba

Rua Coronel Queirós,279- Anchieta /Rj

telf.3017-3127/9235-5765

 

 

 

18.01.09 – 15 hs – Mãe Regina D.Oxossi

Batacotô,Okê Caboclo ,100 anos de Umbanda.

Palestras, Videos, Debates ,Cantigas, Acarajés e outros

Convidados: Mãe Eulina D.Yansã, Yalorixá Atanisia D.Oya , Wellington D.Omulu , Pai Yango Ti Obalùwàiyè,Pai Anderson D.Oxoguian, Pai Eduardo Ajiberu , Doté Luisinho D.Yansã,Ya Isabel D.Oya e Ogã José Carlos D.Oxossi .

E N T R A D A      F R A N C A ! ! !

Apoio Cultural: Agen Afro/Auca /Jornal Odara

Local:Ilê Axé Igba Odé

Rua Compositor Silas de Oliveira, 68 – Madureira

tel. 2481-2176 e 3013-0410

Agen Afro .

Feliz 2009

———————————————————————————————-
agen afro 043-08
*divulgação*
*informativo agen afro 043/08.*
*por yango ti obalùwàiyè*
*by rj e sp*

*11.12.08 – 19 hs *
*Pai Dy D’us D. Oxalá*
*Festa de Yansã – Rua Eduardo Cesar Machado , 616 *
*Mariópolis – Rj – Telf. 2455-1928*
**
*12.12.08 – 19 hs*
*Jupi*
*Encontro dos Amigos do Zé*
*Apresentação :Mãe Arlene D.Katendê*
*Atrações: Grupo Só Amizade, Janniny Damas, Wilians, Ogão Tião Casemiro,
Edvander de Oliveira e Verônica Costa, Ogã Daniel D.Oxossi,Tonjá e Multalla,
Cia de Teatro dos Pretos Novos, Thiago  Vianna, Prof. Marcio Barra Vento,
Mestre Nado.*
*Exposição e Vendas de Artesanatos*
*Ingresso :R$ 5,00 -Mesa R$ 23,00*
*Local:Tênis Clube de Mesquita*
*Rua Arthur de Oliveira Verchi, 260 – Centro -Mesquita – RJ*
*telf. 9939-1998*
**
*12.12.08 – 20 hs*
*Samba dos Compadres *
*Tributo a Roberto Ribeiro*
*Convite : R$ 5,00*
*Av. Dom Helder Camara,9887 -Cascadura – Rj*
**
**
*13.12.08 – 20 hs *
*Pai Alex D. oxoguian*
*Confirmação Ogã Paco D.Oxalá, Ekedji Sonia D. Obalùwàiyè, e Odu Ekta de
Cida D. Carê – Rua Travessa Pinto Telles, 271 – JCP *
*telf. 3340-0450*
**
*13.12.08 – 18 hs *
*Pai Henrique D. Oxossi*
*Festa das Yabás *
*Rua Aliança, Lt 12 – Qd. A – Jd.Laranjeira – Cabuçú – Nova Iguaçú – RJ*
*telf. 3793-8782*
**
*13.12.08 – 22 hs *
*Mãe Margareth D.oxum*
*Festa das Yabas – *
*Rua Sargento Valdir Xavier de Lima, 15 – Fontinha – Vila Valqueire – Rj -
telf. 3364-6950*
**
*13.12.08 – 16 hs *
*Pai Armando D.oxossi *
*Festa da Oxum*
*Rua NSra. das Graças, 915 Ramos *
*Telf. 2573-4302*
**
*13.12.08 – *
*Cabana do Caboclo Sucuri*
*Festa de Oxum e Yansã*
*Rua Baronesa, 57 – Praça Seca -JCP *
*Rj – tel. 3390-9890*
**
**
*13 e 14.12.08 – *
*Primado do Brasil*
*Festa de Yemanjá – Praia Grande  - SP*
*R.Mendes Junior, 41 – Bras – São Paulo – telf. 0xx11 2693-4397*
**
**
*13.12.08 – 16 hs *
*Pai Josimar D.Oxossi e Babakekerê Valmir D.Omulu*
*Orunkó dos Iyawôs: Rejane. Ogum, Rodrigo D. oxossi, Ana Paula D.Omulu,Bruna
D. Nanã, Adriene D.Oya Ekedjis Josi D.Oya, Paola D.Oxum,Luciana D.Yemanjá e
Marcelo D. Xangô.*
*Rua Pereira de Figueiredo, 248 Fds – Osvaldo Cruz – Rj*
*telf. 3456-2456*
**
**
*13.12.08 – 23 hs *
*Pai Alexandre D.Logun- Edé*
*Ajoiyê e 14 anos de Logun – Edé*
*Rua Arsenal,Lt 15 – Qd. 14 – Itaipu – Belfor Roxo – RJ*
*Ref. Campo de Futebol do Chiquinho*
*Telf. 3772-6670 ou 8302-6170*
**
*13.12.08 – 14 hs *
*Pai Jorge D.Ogum-Já*
*03anos de Marcia D.Oxalufã  e feitura de Daniele D.oxumarê  eLisandra
D.oxum -Rua PM Orlando de Aquino , 115 – Pq. Achieta – Tel.7837-3710*
**
*14.12.08 – 06 hs *
*Mãe Regina D.Oxossi*
*Prsente nas Àguas – Ilha da Madeira *
*Informações :2481-2176 ou 3013-0410*
**
*14.12.08 – 15 hs *
*Mãe Matamba*
*Muzenza do Omo Zirasathungi da Nguence Bengue Kamutuê*
*Rua Floresta ,93 – casa 01 -Sepetiba – Rj*
*tel. 3830-3077*
**
**
*14.12.08 – 16 hs *
* Pai Renato D.Obalùwàiyè,Mirian D.Oya e Pai Osvaldo D.Mutalê*
*2º Troféu Kizomba , a Festa da Raça*
*Bangu Atletico Clube – Av.Conego de Vasconcelos,549 – Bangu*
*Mesa : R$ 20,00 – Entrada Franca *
*Homenagem a Abdias Nascimento*
**
*14.12.08 – *
*Mãe Andrea D.Oxossi*
*1º Boteco do Zé*
*Convite : R$ 10,00*
*Rua Luis Sá, 2005 – Portuguesa – Ilha do Governador – Rj*
*telf. 2465-2011*
**
*14.12.08 *
*Mãe Edeuzuita D.Oxoguian*
*Pilão de Oxalá*
*Rua Namur , esquina com Rua Quiririm*
*Vila Valqueire – Telf. 3474-3061 – Rj*
**
**
**
*15.12.08 – 13 às 17 hs *
*Editora  Pajú e  Nirema -PUC/RJ*
*Lançamento do livro” Nos Caminhos da Jurema Preta- Ze Pelintra e seus
Falangeiros “*
*PUC-RJ – Rua Marques de São Vicente, 225- Gaveá – Rj*
**
**
*15.12.08 -18 hs *
*ABL- Afro e Odeon Petrobras*
*Noite de Gala em Homenagem aos Sacerdotes da Umbanda*
*Praça Floriano, 07 – Cinelandia – Rj*
*Telf. 9967-1588*
**
*15.12.08 -15 hs *
*Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial*
*Entrega do Projeto de Lei , que cria a Profissão de Mestre de Capoeira*
*Palacio Guanabara – RJ -Laranjeiras *
**
**
*Axé,oooo*
*Agen Afro*
*Viver o Momento Rompendo Barreiras da Cultura Afro-Brasilera.!*
**

—————————————————————————————————————————————————————————
*por yango ti obalùwàiyè*
*by rj e sp*
*AGEN AFRO *
*VIVER O MOMENTO ROMPENDO BARREIRAS DA CULTURA AFRO BRASILEIRA ! ! !*
**
**
*05.12.08 – 19 hs – Abraça Aprsenta*
*Caldo Verde de Yemanjá *
*Local : GRES Império Serrano – Madureira *
*Paricipaçãö: Fundo de Quintal , Carlos Caetano,Poetas e Velha Guarda do
Império, Arlindo Cruz e Teresa Cristina.*
*Convites : R$ 25,00 + Caldo*
*telf. 2221-3475*
**
*06.12.08 – 9 às 16 hs *
*Wokshop para Ogans*
*Com Abagigan Ailton D. Oxossi*
*Café + Almoço e Lanche = R$ 50,00*
*Rua Tertuliano de Melo, 112 – Centro – Nova Iguaçù – RJ*
*Telf. 2667-8525*
**
*06.12.08 – Palestra*
*A Musicalidade na Umbanda*
*Ogã Luis Fernando de Barros*
*Rua Goias, 548 – Piedade – Rj*
*Tel. 9949-5494 – 2597-1323*
**
*06.12.08. – 10 äs 14 hs *
*Pai Sergio D. Onira *
*Festa de Yansã*
*Rua Carlos Acioli, 460 – Valverde – Nova Iguaú – RJ*
*telf. 3757-9978*
**
*06 e 07.12.08 – Procissão*
*Primado do Brasil*
*Festa de Yemanjá – Mongagua*
*Rua Mendes Júnior, 41 – Bras – São Paulo*
*telf. 0xx11 2693-4397*
**
*06.12.08 – 22 hs *
*Pai Andre D. Obalüwäiyë*
*Odu Ekeje de Sula D. Ogum*
*Rua L (antiga 50) – n. 5/6 – Jd. Itambi – Magé – RJ*
*telf. 9508-1934 ou 9796-2640*
*Ref. antiga madereira carioca , entrada do curral.*
**
*06.12.08 – 16 hs *
*Pai Armando D. Oxossi *
*Festa de Yansã*
*Rua NSra. das Graças, 915 – Ramos – RJ*
*telf. 2573-4302*
**
*06.12.08 – 18 hs *
*Pai Crioulo D. Nanã*
*Feitura de Janaína D. Yansã*
*Rua Vale das Rosas, Lt 22 – Curicica – JCP – Rj*
*telf. 3347-3581*
**
*06.12.08 – 17 hs *
*Mãe Diná D. Obá*
*Entrega de Deká*
*Rua Henrique Sheild, 210 – Eng. de Dentro *
*telf. 2595-0408*
**
*06.12.08 – 19 hs *
*Mãe Ester D. Oxum*
*Confirmação de Ekedji de Xangô*
*Rua dosCrisantemos, Qd. 31 – Lt. 12 – Costa Verde*
*Itaipuaçú – telf. 2638-0362*
**
*06.12.08 – 21 hs -Mãe Edelzuíta D.oxoguian*
*Festa de Yansã*
*Rua Namur , 56 esquina com Rua Quiririm (Igreja São Roque) *
*Vila Valqueire – Rj*
*telf. 3181-2308 – 9721-0184*
**
*06.12.08 – 17 hs *
*Pai Jorge Caribé D. Logun*
*Festa de Logun – Edé*
*Rua Silva Vale, 63 – Cavalcante*
*Telf. 3275-8478*
**
*06.12.08 – 21 hs *
*Pai Helio D. Ayrá*
*Festa das Yabàs*
*Rua Lourenço Ribeiro , 103 – Maria da Graça – Rj*
*telf. 2562-0645*
**
*06.12.08 – 18 hs *
*Pai Eduardo Adjuberu*
*Festa da Oxum*
*Rua Ezalrinha da Conceição, 88 *
*Santa Rita – Nova Iguaçú – RJ*
*Telf. 3778-6567*
**
*06.12.08 – 20 hs *
*Pai Junior D. Oxoguian*
*Reinauguração da Casa de Tiana Ti Ogum*
*Rua Margem do Rio Ita, 34 A – Vala do Sangue – Santa Cruz*
*Telf. 3354-5190*
**
*07.12.08 – 19 hs *
*Mãe Marlene D. Oya*
*Festa de Yansã e Oxum*
*Rua Lins de Vasconcelos, 108 fds – Lins – Rj*
*telf. 9891-6767*
**
*07.12.08 – 16 hs *
*Mãe Regina D. Oxossi *
*Festa das Yabas *
*Rua Compositor Silas de Oliveira, 68 *
*Madureira – Telf. 2481-2176*
**
*08.12.08 -18 hs *
*CUCA*
*Festa da Oxum*
*Rua Engenheiro Mario de Carvalho,135   Vic. de Carvalho – Rj*
**
**
*09 ä 14.12.08 – *
*Pai Kil D. Oxossi*
*Axexê de Pai Paulo da Pavuna*
*Telf. 2407-9962 ou 7645-4220*
**
**
*Axé,ooooo*
*Agen Afro*
———————————————————————————————-
DIVULGAÇÃO
INFORMATIVO AGEN AFRO 040-08
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP
SEMANA ESPECIAL DE UMBANDA !
Umbanda Linda, A Religião a Caminho da Paz!
13.11.08 – 09 às 16 hs – Rede Nacional Religiões Afro- Brasileiras e Saúde.
Encontro Terreiros, Anemia Falciforme e Saúde.
Local: Auditóriodo Hemorio
Motivo: Organizar uma agenda de ações de saúde nos terreiros.
com direito a almoço.
Rua Freia Caneca, 08 – Centro – RJ
14.11.08 – 19:30 hs – ” Agen Afro e Oji Se Non Centro Cultural “
Palestra ” Mensagens Milagrosas da Àgua”
Com Yalorixá Iva D.Oxum
Av. Vicente de Carvalho, 248 – Vicente de Carvalho – Rj
Tel. 3352-8011 – Entrada Franca – Reserve o seu assento,ligue agora.
15.11.08 – 12 hs – Icapra
“Parabéns Umbanda ”
Rio Sampa – Rodovia Presid. Dutra -Nova Iguaçú – RJ
Informações: 3755-9910
15.11.08 – 22 hs – Pai Celso D.Omulu
Festa da Pombagira Mulambo da Estrada
Rua Argentina Reis, 80fds – Quintino – Rj
Tel. 3273-4626
15.11.08 – 10 hs CEUB-Rj
Gira Festiva , 100 anos de Umbanda
Quinta da Boa Vista
Estação São Cristovão – Entrada Franca
tel. 2273-3974
15.11.08 – 22hs – Pai Fabio Xangô
Festa da Pombagira Rainha das 7 Encruzilhadas
Rua Antonio Maria, 140 – Corumbá – Nova Iguaçú – RJ
telf. 7667-0812
15.11.08 – 20hs – Pai Bira Ti Omulu
25 anos de feitura de Omulu
Rua dos Rubis,Lt. 13 Qd. 94 – Jd. Catarina – São Gonçalo – RJ
telf. 2614-3534 – 8618-0481
15.11.08 – 17 hs
30 anos de Vera D.Omulu e 07 anos Ekedji Simone D. Yemanjá
Rua Licurgo, 127 – Fds – Madureira – Rj
Ref. Ponto do Cajueiro – tel. 3391-6263
15.11.08 – 22 hs – Pai João Carlos D.Oxossi
Festa de seu Zé Pelintra
Av. Alhambra, 1290 – Projetada “A”, nº 09  – Bairro Brito
Campo Grande – Rj – Tel. 3402-3799
15.11.08 – 10 hs – SOUESP
“Uma Festa da Umbanda para Umbandistas e irmãos de Axé”
Convidados:Grupo Aruanã, Pai Elciode Oxalá, Escolas de Curimbas
Centro de Convenção dos Metroviários – Rua Serra de Tapi, 31 – Metrô Carrão – SP
15.11.08 – 23 hs – Mam’etu Kavujenan
Festa de Mulambo
Rua Barão de Bananal, 241 – Cascadura – Rj
tel. 3296-2428 – 3798-
15.11.08 – 15 hs- CUCA
Festa dos Cem Anos da Umbanda
Grande Gira de Caboclos e Preto-Velhos
R. Eng.Mario de Carvalho, 135 – Próximo SESI de Vic. Carvalho
Tel.3458-7766
15.11.08 – 20 hs – Pai Júnior D.Oxaguian
Odu Ektá Rombona Deise Ti Osayn
Rua 09 Lt 15 Qd. 14
Conjunto Sagrado Coração
Palmares – Santa Cruz – Rj
Telf. 8787-6099
15.11.08 – 16 hs – Mãe Jurema D.Yemanjá
Encontro dos Caboclos
Rua Major Rego,86 – Ramos – Rj
Mansão São José – Tel. 3899-5659
16.11.08 – 12 hs Pai Junior D. Oxum
Festa de Yansã
Rua Triunfo,s/nº
Cabuçu – Nova Iguaçú – RJ
Ref. 6@ Rua após a praça
tel. 9684-1539
16.11.08 – 15 hs Pai Marcos Ti Ayrá
Ajòió  e Odun Ektá
Rua Inhomirim, 91 – Vila Americana – Queimados – RJ
Telf. 8703-5798 – 8715-6609
16.11.08 – 16 hs – Pai Pedro Miranda
Encontro Espiritual de Agradecimento ao Caboclo das 7 Encruzilhadas
Rua Conselheiro Agostinho,52 – Todos os Santos – Rj
(15.11 – Tenda Espir. Nsra. de Piedade -Boca Mato/Cachoeira Macacu)
Telf. 9686-4333
16.11.08 – 12 hs – Pai Nei D. Oxossi
Festa de Exu Mirim
Travessa Penha Vilela – K 11 – Nova Iguaçú – RJ
tel. 2767-8013
16.11.08 – 19 hs – Pai Marcelo Pombagira
Festa de Yansã
Rua Pinto Fonseca,16 – Magalhães Bastos – Rj
tel.3332-8799
18.11.08 – 19 hs – Pai Anderson D. Oxoguian
Toque do Exu do Lodo
Rua Candido de Oliveira, 65 fds – Rio Comprido – Rj
Tel. 2273-7246
19.11.08 – 19 hs
1º Encontro Afro Brasileiro
Local: Mistura Carioca
Convidados: Grupo Ilu Orin Orisà, Jongo Banto Jup’s
Dança Solo, Capoeira Senzala, Exposições, Grife Empório Afro, Escultura Adornos Africanos, Disingner em Roupas Afro
Apresentação de Documentário sobre a Culura Afro-Brasileira, Exposição fotos dos Povos Africanos e Comidas Típicas.
Rua Gomes Freire, 791 -Lapa – Rj
Reservas : Tel. 2221-6833/6568
Axé,ooooo
Agen Afro
Viver o Momento, rompendo barreiras da cultura afro-brasileira !!!!
—————————————————————————————————————————————————
DIVULGAÇÀO
AGEN AFRO EXPRESSO ON LINE
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP
YALORIXÀ MENINAZINHA D. OXUM REALIZA GRANDE CANDOMBLÈ NA CASA DE PAI HENRIQUE D. OXOSSI!!
Foi no dia 25.10 , no bairro de Jardim Laranjeras em Nova Iguaçú, que o povo de santo foi comemorar mais um aniversário do Orisà Òsòósi do Babalorisà Henrique Ti Òsòósi, que foi comandado pela sua Zeladora , a Yalorisà Meninazinha Ti Òsún, onde a recepçào ficou a cargo de sua esposa a Ya Iji Ti Omulu.
Grande amigos, parentes, personalidades da cultura afro-brasileira estiveram presentes, para louvarem este grande Orixá, “O Grande Caçador”.
Dentre as quais destacamos : Jorge Caribé D. Logun-Edé, Linaldo Ti Ogun, Yango Ti Obalùwàiyè,Marcelo D. Oxossi, Heraldo D. Xangô, Shirley D. Yemanjá, Yara D. Oxum, Abagigan Ailtos D. Oxossi,Arlene D. Katendê, Roberto Braga D. Xangô,Maria D. Yansà, Zazelami,Altair T. Ogun,Nilson D. Oxossi,Ogà Dado D. Ogum,Cidinho D. Omulu,Cahio D. Oxalá, Lazinho, Joào, Mirian D. Yemanja,Rita D. Oya,Regina D. Omulu, Claudia D. Oya,Fatima D.Unsumbo,Anastacia D. Yemanjà,Rose D. Ogum,Neide D. Oxalá,Margarida D. Oxum,Ekedji Norma D. Ogum, Regina D. Omulu,Rita D. Carê, Ogà Junior D. Ogum,Flavio D. Obalùwàiyè,Marcelo Fritz D. Oxaguiã,Ogà Jean D. Aganju, Sergio D. Onira e Ogà Thiago D. Oxossi.
Durante a festa foi servido um delicioso Jantar (churrasco), deliciosas iguarias, doces finos e um maravilhoso bolo.
O Agen Afro com propósito de difundir e divulgar a transparência da ritualistica do candomblé, levando a seriedade e transmitir a energia de casas como esta de Pai Henrique, a todos que lá foram prestigiar, parabeniza a Ya Meninazinha, Ya Iji e aos filhos da casa por esta belissima festa.
Consultas com Pai Henrique marcar através do telf.  3793-8782/2764-4624
Axé,ooooo
Agen Afro
Viver o momento, rompendo barreiras da cultura afro-brasileira!!!
nova1
nova-22

———————————————————————————————————————–

ACBTS

Abaixo Assinado
para
Implementação de Atividades Sócio Culturais no
Terreirão Do Samba

 

Nós da Associação Cultural Recreativa dos Barraqueiros do Terreirão do Samba e Adjacências do Rio de Janeiro, vimos mui respeitosamente solicitar a assinatura dos Cidadãos Cariocas ou aqueles que amam a nossa cultura e em especial o Samba como expressão, para a aprovação, pelos Senhores Vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, do

PROJETO DE LEI nº 1837

queDispõe sobre a Implementação de Atividades no Terreirão do Samba, através de Parcerias Públicas e/ou Privadas, tornando-o um Grande Centro Cultural e Social, e dá outras Providências.”

Para assinar siga o link: PROJETO DE LEI nº 1837

Aqui, você lê o Projeto de Lei (PL) na íntegra

Solicitamos divulgar.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA DOS BARRAQUEIROS DO
TERREIRÃO DO SAMBA E ADJACÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO

PALCO JOÃO DA BAIANA - TERREIRÃO DO SAMBA
Rua Benedito Hipólito, s/nº
PRAÇA XI – CENTRO – RIO DE JANEIRO – RJ
CNPJ 06248794/0001-03

___________________________________________________________________________________
clique sobre a imagem, para acessar:

—————————————————————————————-

————————————————————————-

divulgação

informativo agen afro 039-08

por yango ti obalùwàiyè

by rj e sp

04,05,06.11.08 – 19 hs – Espetaculo Aracy de Samba e de Almeida
Com a cantora e Atriz Carol Bezerra
Teatro SESC Ginastico – Av. Graça Aranha,187 – Castelo – Rj
Ingressos:R$ 24,00 – telf. 2279-4030 ou 4027
07.11.08 – 18 hs  Filhos de Ghandhi
Batucadas na Praça – Ensaio de Rua – Concentração para ocarnaval de 2009(Música Brasileira,Maracatu,Samba,Diversão,Lazer e Afoxé)
Praça dos Estivadores – Rua Camerino,60 – Zona Portuária -
07.11.08 – 22 hs  Mãe Lourdes D.Oxum
Festa do Exu 7 Porteiras da Calunga
Rua Lourenço Ribeiro, 50 – M@.da Graça – Rj
Telf. 2260-3727
08.11.08 – 16 hs – Axé Alaketu Ilê Odé
Festa das Yabás
Travessa Luis Carlos Lisboa,166 – Bairro Cahoeira -Jd. Tremembé – São Paulo – Sp – Telf. 0xx11 6995-2410
08.11.08 – 20 hs – Pai PauloD.Ogum
Festa do Tranca Rua das Almas
Rua Bom Jardim, 778 – Gramacho -Duque de Caxias – RJ
Telf. 2772-8570 ou 3657-2631
08.11.08 – 17 hs -Pai Ronaldo D.Oxum
Festa do Exu 7 Encruzilhadas
Rua Dona Romana,432 – Eng.Novo – Rj
telf. 2581-8663
08.11.08 – 19 hs – Pai Guimarães D.Ogum
Festa de Exu e Pombagira
Av. Conceição,865 esquina comAv. da Assembléia -Divisa de Jabaquara com Diadema – Telf. 0xx11 3453-6178 / 8323-9056
08.11.08 – 14 hs – PauloAmorim
Festa dos 100 anos de Umbanda
Capoeira,música,barracas e comidas típicas
Rua JoãoBatista 257 -Barra doPiraí – RJ
telf. 0xx21 – 2668-8705
08.11.08 -22 hs -Pai Muzurê D.Oxumarê
Festa da Pombagira Cigana da Estrada
Rua Catanduva, 32 Coelho Neto -Rj
Telf. 8233-9344
08.11.08 – 18 hs - Pai João D.Xangô
Festa do seu Zé das 7 Encruzilhadas
Rua José de Abreu, 103 -Bairro Andrade Araújo -Nova Iguaçú – RJ
telf.3774-9718 ou 9683-6787
08.11.08 – 18 hs – MãeDiná D.Obá
Entrega de Cuia
Rua Henrique Sheild, 210 – Eng. de Dentro – Rj
telf. 2595-0408
08.11.08 – 18 hs – Pai Crioulo D.Nanã
Festa de Yansã
Rua Valedas Rosas.s/nº – Lg. da Preguiça
Curicica – JCP – Rj
telf. 3347-3581
09.11.08-17 hs -Mãe Tatyana D.Ayrá
Festa de Xangô
Rua Prof. Ubaldina Jacaré- Vila Valqueire – Rj
Ref. praça do valqueire subir a estrada da fontinha e dobrar a esquerda.
telf. 3359-5965 ou 0802
09.11.08 – 15 hs -Mãe Marlene D.Oya
Gira de Preto-Velho
Rua Lins de Vasconcellos,108 Fds -Lins- Rj
telf. 9891-6767
09.11.08 – 15 hs -Pai Marcelo D.Oxossi
Festa das Yabás
Rua Varzea do Carmo, 1505 – Vilar Novo – Belfor Roxo – RJ
Telf. 3772-2496 ou 9933-8472
09.11.08 – 16 às 20 hs – Pai Antonio Penna D.Oxalá
Igba- Asé
Carlos Augusto D.Oxum
Confirmação de Ogã de Bruno D.Odé – Baba Olosun e Festa da Yabás Oxum e Yemanjá
Rua Monte Cenis, Lt. 32/33 Qd. 22 – Chacará – Rio Petrópolis -Capivari
Duque de Caxias – RJ – Telf. 3654-6981  ou 9867-1302
Axé,oooooo
Agen Afro,viver omomento,rompendo bareiras da cultura afro brasileira !!!
——————————————————————————————————————————————
CIAFRO realizou VI Festa das Crianças
ImageEm um belo dia de sol, o CIAFRO em sua filial em Nilópolis, realizou dia 04 de outubro, a VI Festa dasCrianças, uma de suas festas mais tradicionais. A garotada ainda meio sem saber o que estava acontecendo, pois em Nilópolis foi sua primeira festa, nos anos anteriores, a festa era realizada em sua sede em Anchieta.
Leia mais…
———————————————————————————————————————-
Passeata liberdade religiosa
——————————————————————————————————————————————-
divulgação
informativo agen afro 036/08
por yango ti obalùwàiyè
by rj e sp
13.10.08 – à 19.10.08
3@ Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Centro Culura Bco. do Brasil
17.10.08 – 18 hs -CRIOLA
“Lançamento do Manual Participaçõ e Controle Social para Equidade em Saúde da  População
Negra”
Av.Mem de Sá, 39 – Lapa – Rj
Apoio: Ministério da Saúde
17.10.08 -Marcha MundialpelaPaz e a Não Violência
Apresentação da Marcha em Milão – Italia
18.10.08 – 18 hs – Mãe Déia D.oxum
Gira de Exu
Rua Ewbanck, 26 Lt. 03 -Inhaúma – Rj
tel. 2289-6784
18.10.08 – 20 hs – Pai Junior D.Oxaguiã
Odún Èkéje da Ya Jibonã do Ilê
Rua 9 Lote 15 qd.14 – Conjunto Sagrado Coração – Palmares – Santa Cruz
telf. 8787-6099
18.10.08 – 16 hs – Asas
6@ Festa Cigana – Clube Mauá – São Gonçalo – RJ
Av.Pres.Kennedy,635 – SG – RJ
tel.9236-8138 / 2626-2286
18.10.08 – 11 hs –
Grande Festa Cigana e Árabe
apresentação doMio Vacite e GrupoEncanto Cigano,danças do ventre e cigana.
Shopping 45 lj 224 – Saens Pena – Tijuca – Rj
tel. 2264-2118 – Entrada Franca
18.10.08 -Nara Figueiredo
2@ Festa Cigana -Fazenda Gramado da Serra – Vassouras – RJ
tel.3979-7201/9111-3447
18.10.08 – 22 hs – Pai Celso D.Oxalá
Festa de Logun-Edé, Yabas e Yepeté
Rodovia Raposo Tavares,km 50,5 – Alto da Serra – SP
tel. 0xx11 5563-7655/4714-0200
19.10.08 – 18 hs – Pai Toninho D. Xangô
Festa das Yabás
Rua do Bosque, 246 – Barra Funda – SãoPaulo
tel. 0xx11 3392-5583/5572
19.10.08 -15 às 21 hs – Pai Jorge Kibanazambi
Àguas de Osalá , saída de yawô,obrigação de Ya lasè e Ogan, Procissão ePilão deOsagyion e Sirê
Rua Francisco Kania, 582 -Jd. Ana Terra- Colombo -Curitiba
tel.0xx41 3562-9363
19.10.08 – 16 hs – Grupo Oasis Danças
Real Show- Dança do Ventre, Cigana e Salão
Convites: R$ 15,00 e 20,00 na hora
Tel.3464-3626 / 9246-4338
19.10.08 – 16 hs – Pai Zezito D.Oxum
Olubajé
Rua do Carmo, 15 -Parque Amorim – Lote XV – Belfor Roxo – RJ
tel. 3134-9781
19.10.08 -10 hs -Pai Luciano D.oxossi
Entrega de Igbá Asè a Orosy D.Ogum  e Obaeru D. Xangô
Travessa Jota Ferreira, 87 – Centro – Nilópolis – RJ
telf. 9777-8975
19.10.08 – 15 hs
3@ Edição de Arte em Laranjeiras
PraçaSão Salvador – Rj
19.10.08 – Samba do Trabalhador
“Abrasce o Renascença”
Com:Marcelinho Moreira, Reinaldo, Ubirani do Fundo de Quintal,Marcelo D2,Luiz Melodia,Xandedo revelação, Marquino Satã.
Rua Barão de São Felix, 54 – Rj
Convites:R$ 10,00 e Mesa R$ 5,00
19.10.08 – 11 hs  – Guerreiros do Axé – SP
Centenário  da Umbanda – Entrada Franca
Evento reunindo Artistas, cantores e Curimbas da Gde.Religiãode Umbanda Sagrada.
Participação:
Escolas de Curimba:Elcio de Oxalá, Tambor de Orixá, Batuque Nagô,Ecologia, Aldeia de Caboclos, Arte Umbandista Nilton Fernandes, Grupo Filhos de Oxalá ,  Negô Velho e Projeto Filhos do Cacique.
Cantores: Pai Elcio D. oxalá,Caroline Nascimento,Pai Mauricio D.oxossi Mãe Thairini, Alberto Marsicano e Mãe Loudes Vieira. Apresentação Pai Ortiz Belo.
Local: Salão do Sindicato dos Eletricitários
Rua Thomaz Gonzaga, 50 -Liberdade – SP
Traje: Branco e trazer 01 kg de alimento não perecivél.
Tel. 0xx11 3497-5291/9991-6184
19.10.08 -15 às 20 hs – Pai Antonio Penna D. Oxalá
Odun Èkéje Salles D. Xangô e entrega do Igbá Asé
Rua Monte Cenis(antiga 05) Lt 32/33 -Qd.22 – Chacará Rio Petrópolis – Capivari – Duque de Caxias – RJ – Tel.3654-6981 ou 9867-1362
Ref. Onibus Capivari no Centro de Caxias(Em frente a Camara Municipal).
19.10.08 – 16 hs – Pai Claudio D.Oya
Odun Èkéje Glória D.Oxum
Rua Morangaba,Lt 16 -Qd.52 -Medanha – Rj
tel.3406-5659
OBS: LIGUE AGORA, ULTIMAS VAGAS PARA A PARTICIPAÇÃO NA PALESTRA MENSAGENS MILAGROSAS DAS ÁGUAS. DIA 24.10 ÀS 19:30HS NO OJI SE NON CENTRO CULTURAL – RUA TERTULIANO DE MELO, 112 – RODOVIÁRIA DE NOVA IGUAÇÚ – RJ
TELF.2667-8525 , APRESENTAÇÃO YA IVA D.OXUM E PROMOÇÃO AGEN AFRO.
Agen Afro
Viver o momento, rompendo barreiras da cultura afro brasileira!
———————————————————————————————————————————————-
Nossa Gente, Axé! Neguinho da Beija-Flor

Não responder esse e-mail. Aguardamos por sua mensagem nos endereços leliagonzalez@leliagonzalez.org.br ou podermulher@terra.com.br

A comunidade do Samba e do Carnaval está muito mais alegre, apesar das tristezas generalizadas mostradas na mídia.

É que o “nosso” Neguinho da Beija-Flor apareceu em público – depois de alguns meses de repouso e tratamento – “puxando” o samba-enredo vencedor para o carnaval de 2009.

Foi nesta 5ª feira, dia 16 de outubro, na quadra da bi-campeã de Nilópolis.

Demonstrando a alegria de sempre, o cantor e intérprete colocou sua voz inconfundível para o samba Beija Flor de Nilópolis do próximo reinado de Momo – “No Chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia”

A recuperação do cantor encantou todos os presentes e encanta você que partilha essa alegria conosco, nesse momento.

E Neguinho, agora, não é mais apelido. Desde 21 de agosto próximo passado, o compositor se chama, Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes. Um longo nome de príncipe… que encanta sempre.

Longo nome, longa Vida!
Axé, Guerreiro!

Solidariedade do público é o que me dá força, diz cantor e compositor

foto: quadra da Beija-Flor, 16 de outubro de 2008. Recorte a partir de foto de Henrique Matos
Este informe está sendo possível graças à atuação direta de Adagoberto Arruda, a quem agradecemos.

—————————————————————————————————————————————-
DIVULGAÇÃO
AGEN AFRO CULTURA
POR YANGO TI OBALÚWÁIYÉ
BY RJ E SPfotos da procissão e toque de oxalá na casa de pai jorge d.ogum- ja, em anchieta , cidade do rio de janeiro´- Rj.
————————————————————————————-
ÚLTIMA CHAMADA – INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 07 DE OUTUBRO
* Grupos, Escolas e Cias. talentosas contribuindo para o crescimento Artístico.
V Mostra de Incentivo à Dança
Teatro Dercy Gonçalves – Grajaú Country Club
Inscrição: R$ 20,00 (por coreografia)
Oficinas: R$ 10,00 (por oficina)
Dia 10/10 Abertura da V MID – Mostra de Incentivo à Dança
Exposição Coreográfica – Mostra Principal
Dia 11/10 Oficina de Ballet Clássico – 9:00h.
Oficina de Folclore – 10:30h.
Montagem Coreográfica das Oficinas – 11:30h.
Oficina de Técnica de ponta – 13:30h.
Oficina de Dança Contemporânea – 14:30h.
Montagem Coreográfica das Oficinas – 15:30h.
Exposição Coreográfica – Mostra Principal – 19:00h.
Dia 12/10 I MID Baby – Mostra infantil – 10:00h.
Oficina de Jazz – 13:30h.
Oficina de Hip Hop (Vídeo Dance) – 14:30h.
Montagem Coreográfica das Oficinas – 15:30h.
MID – Noite de Gala e Exposição das Montagens criadas nas Oficinas – 19:00h.
Contatos: 9477.9197 / 8798.2298
————————————————————————————-
divulgação
informativo agen afro 035/08
por yango ti obalùwàiyè
by rj e sp10 à12.10.08 – 09 hs  TassioD.Bessém e Viviane D.Oxum
5@ Amostra de Incentivo à Dança
Teatro Dercy Gonçalves – Grajaú Country Clube
11.10 -Oficinas ( Ballet Classico, Folclore, Montagem Coreograficas, tecnica de ponta,dança contemporânea e exposição)
12.10 – Mostra Infantil,oficina de jazz,hip hop, e noite de gala e exposição
Rua Professor Valadares,262 -Grajaú tel. 9477-9197 ou 8798-229810.10.08 – 18 hs – Projeto Siticon
Dorival,Obá de Xangô,Pai de Nanã,Danilo, Dori e de todos nòs
20:30hs – Grupo Razões Africanas
Mario Macunaima de Andrade em festa de Erê
Auditório do Sitcon – Rua Alvaro Alvim,37 -5º – Cinelândia – tel.2240-632810.10.08 -19hs -Pai Anderson D.Oxaguian
Gira de Preto Velho – Consultas Gratuíta
Rua Candido de Oliveira,65 fds – Rio Comprido – tel.2273-7246

11.10.08 – 16 hs – Espaço Cultural Aracy de Almeida                                                Espetacúlo ” O Machado da Cartola é Rosa” c/ Amaury de Lima e Violão Kiko Chavez.
Rua Clarimundo de Melo,216 – acesso pela R.Amaro Cavalcanti,linha amarela- saida03, Rua Goias.

11.10.08 – 17 hs Mãe Diná D.Obà
Gira de Exu
Rua Henrique Sheild,210 – Engenho de Dentro- Rj
telf. 2595-0408

11.10.08 – 17 hs – Mãe Ivonete Mendes D. Oxossi
Festa de Erê
Rua Sargento Paulo Moreira,66 – Freguesia – JCP – Rj
telf. 7818-6456

11.10.08 – 11hs – Mãe Marcia D.Obalùwàiyè
20 anos de fundação do axé e Odu Igê de Priscila D. Yemanjá
Café da Manhã às 11 hs eo toqueàs 13 hs
Rua 67 – Qd. 86 – Lt 09 -Medanha – Rj – tel. 3356-4680

11.10.08 – 20hs -Pai Bira D.Ogum
Odu Igê Alex Ti Osùn
Rua Angola,Qd. 13 Lt.36 – Lagoa de Jacaroá – Maricá – RJ

11.10.08 – 22 hs- Pai Jorge D.Ogum- Já e Ya  Ignez D.Yansã
Odu Igê:Katulegy,Oyatentum e Dandaluacy
05 anos de Abagigan Andre e Ekedji Migeloya
03anos de Ibimolê e feitura das Ekedjis Fabiana e Laura
Rua PM Orlando de Aquino,115 -Pq. Anchieta -Rio
tel.7837-3710ou 2455-2970

12.10.08 – 13/18 hs – UEUB/Rj
Lançamento do CD “todo mundo quer umbanda” com Pai Pedro Miranda – Homenagem aos 100 anos de Umbanda.
Rua Conselheiro Agostinho,52 – Todos os Santos/Méier
tel. 96864333

12.10.08 – 13 hs – Pai Muzurê D.Oxumarê
Festa de Cosme e Damião
Rua Catanduva, 32 – Coelho Neto – Rj
tel.3019-1309

12.10.08 – 10 hs -Pai Carlos D.Irokô
Festa de Erê
Rua Felipe Monzalo, 45 – Valverde – Nova Iguaçú – RJ
Ref.atrás da loja Império dos Pisos
Telf. 2698-7646 ou 4819

12.10.08 – 19 hs -Doté Luisinho D.Yansã
Odu Igê deAlex. D. Oxaguian
Travessa Pinto Telles,271 – Praça Seca – JCP – Rj
tel . 3340-0450

12.10.08 – 17 hs – Pai Jorge Caribé D.Logun
Festa de Erê
Rua Silva Valle,63 – Cavalcante – Rj
Tel. 3275-8478

12.10.08 – 16 hs – Pai Antonio D.Oxaguian
Festa de Erê
Rua Dardo ,Lt 26 – Qd. 246 – Centro – São João de Meriti – RJ
telf. 2751-0096

12.10.08 – 17 hs – Pai Marcelo D. Pombagira
Festa de Erê
Rua Pinto da Fonseca, 16 – Magalhães Bastos – Rj
Tel.3468-4772

12.10.08 – 16 hs -Mãe Helenice D.Yansã
Festa de Cosme e Damião
Estrada do Rosário,11.087 – Jd.Primavera – Caxias – RJ
telf. 3654-4708

12.10.08 – 10 hs – Mãe Carmem D. Oya
Festa de Cosme e Damião
Rua Horacio Wells, 449 Fds -Irajá – Rj
Ref.Supermercado Guanabara – Onibus: 712/629
telf. 3448-3120

12.10.08 – 16 hs – Pai Luis D.Oxossi
Festa de Erê
Rua Corumbaíba,50 – Pedregoso
Campo Grande – Rj

14.10.08 -  Pai batista D. Obalùwàiyè
2º Troféu Escritor Baptista D.Obalúwàiyè
Clube dos Democaráticos – Rua do Riachuelo,91/93 – Centro – Rj
tel. 2564-3582 ou 9374-2001

Axé,ooo
Agen Afro
Viver omomento,rompendo barreiras da cultura afro-brasileira!

————————————————————————————-
divulgação
agen afro
visita a sua casa e divulga seu barracão
by rj e sp
por yango ti obalùwàiyèTateto N Kisi Eduardo D. Ajuberu ,realiza grande festividade ao Caboclo Boiadeiro!Atravessei o rio a nado em cima de dois barris…… ,só para vera juremeira e os caboclos do Brasil………Já diz a cantiga, caboclo é uma entidade brasileira,é o verdadeiro dono da terra.
A Misceginação entre o Caboclo e o negro, a troca da cultura,seus costumes faz com que nasça o Caboclo ,filho do Indio com o Negro.
Com as duas culturas o cultoao antepassado é bastante sagrado, o mesmo édivinizado e volta mais tarde como espirito para auxiliar quem ficou na terra.
O Cabocloé “Angoleiro” ,poiseste negro que já foi acolhido pelo negro era angolano,e depois o caboclo já civilizado é aceito no candomblé angola-congo que em sua origem cultua nkice.
O modo de cultuar , a maneira de tocar, as roupas, são herdadosdo candomblé angola-congo(bate-arrebate ou congo de ouro, angola-monjolo,ou cabula,muzenza,ou ainda barra-vento,são toques usados para oculto ao caboclo),suas cantigas sãoem português,pois ele é brasileiro, apesar deconhecer o kibundo ou o tupi-guarani.
Caboclo Boiadeiro, ou vaqueiro,assim que é conhecido aquele homem, um poucomais moderno, que trabalha na pecuária no interior  da Bahia, Minas Gerais e parte doNordeste brasileiro, levando sua boiada de um lado para outro.Ele se traja com chapéu de couro,colete,chicote,cordas,berrantes, usam ainda atacans,caçolão,é o marujo que é o caiçara,o pescador, o jangadeiro, que viveu em comunidades em barcos e navios é também da linha de caboclos.
Existem vários caboclos tais como:Gentileiro, Novizala, Campina Grande, Chapéu Grande, Zé do Campo,Mineiro,Gravatá,Chico Ganga, Carreiro, etc….
Foi com grande entusiasmo que o Tateto  Nkisi Eduardo D.Ajuberu a mais tradicional festa de boiadeiro do Estado do Rio de Janeiro,certamente localizada no bairro de Santa Rita, bairro do Municipio de Nova Iguaçú, no ultimo dia 27.09.08.N’zo Umpembe ria Kavungo.
A festa contou com a presença da Comunidade do estado da Bahia ealguns convidados onde destacamos: Vitalina D. Zaze, Deresu,Tatá Roxuale,Simbeluanda,Gongaeumbanda,Laucy, Zinguelubandu, Moriganga,Nely D.Yemanjá, Ekedji Sandra D.oxum,Lembagomin, Jussara D.Ogum,Sinagongy,Makota Oyanirê,Yagunju,Alda D.oxossi,Raimunda D.ogun-tè,Ya Bina D.Logun, Chopin D. Xangô,Taiobecy,Ya Chica Xavier, Anderson D.Oxaguian, Yango Ti Obalùwàiyè, Roberto Braga D. Xangô,Ya Arlene D. Katendê,Ya Mabegy, e clientes da casa.Após a louvação foi feito apadrinhação da Jurema(Bebida),dpois um gostosissimo jantar com bebidas foi servido e uma grande confraternização entre nações ali estava sendo abençoada!
O Agen Afro parabeniza Pai Eduardo e todosos seus filhos pelo brilhantismo da festa e pela enegia positiva que pairava dentro
do Abaça!.
Consultas com Pai Eduardo pelo Telf. 3778-6567

Axé,oooooo
Agen Afro
Viver o momento rompendo barreiras da cultura afro-brasileira!

————————————————————————————-
divulgação
agen afro
visita a sua casa e divulga seu barracão
por yango ti obalùwàiyè
by rj e spPai Marcos D.Oxossi realiza linda festa de  São Cosme e Damião , no bairro de Piedade-Rj.O Abaça do Caboclo Cobra Coral esteve  em festa no dia 30.09.08,, onde Pai Marcos D.Oxossi filho do Axé do Babalorixá Renato D.Obalùwàiyè, homenageou os Ibejis, as crianças da linha de Umbanda.
Linda mesa com doces e frutas foi colocado no salão,a casa estava cheia, clientes, amigos e convidados se fizeram presentes, o evento aconteceu na Rua Caldas Barbosa, 182 – Piedade , bairro da zona norte do Rio de Janeiro.
Dentre tantos convidados destacamos aa presenças do Babalorixás: Nilberto D.Oxossi , Renato D.Obalùwàiyè,Anderson D.Oxaguian, Yango D.Obalùwàiyè,Luis D. Oxalá,Nando D.Oxaguiã,Baba Marcelo Monteiro, Luis D. Ogum, Marcos D.Ogum, Ogã Cleiton D.Oxossi ,as Yalorixás Miriam D.Oya, Gilda D.Ogum, Obakemin D. Xangô,Rita D.Yansã, Maura D. Yansã,Ekedji Denise D. Oxossi, e um grande número de moradores da localidade.
Pai Marcos D. Oxossi atende com consulta marcada através do tel . 3272-8827 ou 7896-1752
O Agen Afro parabeniza a todos da Equipe e filhos do Abaçá , pelabelíssima festa realizada.Axé,ooooooo
Agen Afro
Viver omomento, rompendo barreiras da cultura afro-brasileira!
————————————————————————————-
RBU – Rede
Brasileira de Umbanda
Umbanda é coisa séria para gente
séria.
LUIS FERNAN...

LUIS FERNANDO
BARROS convidou voc”e para o evento ‘PALESTRA CEM ANOS DE
UMBANDA NO BRASIL’ em RBU – Rede Brasileira de Umbanda

Queridos
irmãos
Contamos com a presença de todos vocês na palestra
que nossa irmã Ciganinha (Marizeli) fará no Templo Estrela do
Oriente, ok?
Será imperdível!
Vale à pena
conferir!
Fiquem com Deus

PALESTRA CEM ANOS DE UMBANDA NO BRASIL Horário: 1 November 2008 às
15
Local: TEMPLO ESTRELA DO
ORIENTE
Organizado por: LUIS
FERNANDO BARROS

Descrição do evento:
Queridos
irmãos

Em comemoração aos 100 anos de codificação
de nossa religião, o TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE convida
para a palestra gratuita:

CEM ANOS DE UMBANDA NO
BRASIL:
- O nascimento da Umbanda
- Sincretismo
Religioso
* as muitas “raízes” de uma religião
brasileira
- A Umbanda cem anos
depois

PALESTRANTE:
Marizeli Sampaio – A
Ciganinha das listas!
Dirigente da Tenda Espírita São
Jorge
(Uma das 7 Tendas fundadas pelo Caboclo das 7
Encruzilhadas)

DIA 01/11 – SÁBADO – 15:00
HORAS
TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE
RUA GOIÁS, 548
PIEDADE – RIO DE JANEIRO
INFORMAÇÕES: (21) 99495494
2597
1323
www.temploestreladooriente.com

IMPORTANTE:
TEREMOS
SESSÃO DO POVO DO ORIENTE
PEDIMOS A DOAÇÃO DE 1 KG DE
ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

SERÁ UMA HONRA TÊ-LOS
CONOSCO!

Flávia e Luis Fernando
Barros
Dirigentes

Ver mais
detalhes e RSVP em RBU – Rede Brasileira de Umbanda:

http://redeumbanda.ning.com/events/event/show?id=2104617%3AEvent%3A44639&xgi=9jiFD0S

Sobre
RBU – Rede Brasileira de Umbanda
A primeira rede brasileira
de umbanda – RBU, agora no ning
RBU - Rede Brasileira de Umbanda 1982 membros
5571 fotos
1659 trilhas
musicais
322 videos
258 tópicos de discussão
84 eventos
343
mensagens de
blog
———————————————————————————————————————
CAROS IRMÃOS
Todos estão convidados, a participar do reinicio dos nossos encontros na Febarj -  Cantinho Baiano Estrela D´OYá na Av. Mém de Sá, 37-Lapa, dia 12/10 a partir das 14:00 hs,  onde faremos uma grande homenagem a Nsa.Aparecida e para as crianças. Não percam !!!!!!!!!!!!!!!!

——————————————————————————————————————————–

DIVULGAÇÃO
INFORMATIVO AGEN AFRO 033/08 – 2@ PARTE
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP
27.09.08 – 10 hs – Pai Alexandre D.Logun
Festa de Logun – Edé
Rua do Terço, 419 – Vaz Lobo – Rj
28.09.08 – 17 hs – Festa de Santa Sara Kali
Rua Victor Martins D.Avila, 120 -  Primeira Rua a esquerda depois do viaduto – Unig
Nova Iguaçú – RJ telf. 3770-0101 ou 9382-3315
28.09.08 – 14 hs  Pai Antonio Penna D. Oxalá
Gira Festiva em louvor ao Caboclo 7 Flexas e Caboclos do Sertão e Demais Companheiros da Jurema
Rua Monte Cenis, – antiga rua cinco – lote 32 e 33 – quadra 22
Chacara Rio Petropolis – Capivari – Duque de Caxias – RJ
tel. 3654-6981 ou 2783-3752
28.09.08 – 16 hs – Pai Joelmir D. Oxossi
Festa de Cosme e Damião
Rua Guilherme Veloso, 395 – Praça Seca – JCP – Rj
telf. 2196 -2269
28.09.08 – 19 hs – Pai Celson D. Oxossi
Festa de Erê
Rua Goiais, 58 – Engenho de Dentro – Rj
Telf. 2289-6503
28.09.08 – 15 hs – Mãe Eulina D. Yansã
Festa de Erê
Rua Manoel Machado, 467 – Vaz Lobo – Rj
telf. 3457-6051
28.09.08 – 15 hs – Pai Jorge D. Ogum-Já
12@ Procissão de Oxalá
Rua PM Orlando de Aquino, 115 – Parque Anchieta – Rj
Telf. 2455-2970 ou 7837-3710
28.09.08 – 20 hs – Pai Alex D. Oxaguian
Toque em louvor a Exu Mirim
Travessa Pinto Telles,217 – Praça Seca – JCP
Tel. 33400450
28.09.08 -19 hs – Ya Beata D. Yemanjá
Caruru de Ibeji e Orô de Obatalá
Rua Antonio Francisco Nascimento, 42 – Miguel Couto – Nova Iguaçú – RJ
telf. 2886-1786
28.09.08 – 17 hs – Mãe Luzia Pessanha D. Oxalá
Confirmação e 14 anos – Ekedji Perola D. Yansã
Rua Primavera, 19 – Posto 12 (Atras do Atlântico Sul) – Recreio-Rj
Tel. 2490-7675
28.09.08 – 14 hs – Pai Mazinho D. Boiadeiro
Obrigação de Ano de Yansã e Oxum
Estrada do Piaí, 3910 – Rua F Lote 68 – Sepetiba – Rj
telf.3158-8621
28.09.08 – 14 hs – Mãe Marlene D. Oya
Gira de Exu
Rua Lins de Vasconcellos,108 fds  – Lins – Rj
telf 9891-6767
29.09.08 – 19 hs – Pai Marcelo D. Pombagira
Olubajé
Rua Pinto da Fonseca, 16 – Magalhães Bastos – Rj
Tel. 3468-4772
30.09.08 – 19 hs – Pai Gregório
Festa De Xangô
Rua Eng. Mario de Carvalho,135 – Vicente de Carvalho – Rj
telf.3458-7766
30.09.08 -19 hs – Pai Marcos D. Oxossi
Festa de Cosme e Damião
Rua Caldas Barbosa, 182 – Piedade
Ref. Próximo ao Açúcar União
tel. 3272-8827 ou 7896-1752
Axé,oooo
Agen Afro, viver o momento rompendo barreiras da cultura afro-brasileira!!!!!
————————————————————————————————————————————————–
——————————————————————————
Lembramos que no dia 02 de fevereiro será realizado a PROCISSÃO DO PRESENTE DE YEMONJA, da Casa de Cultura e Afoxé Estrela D´Oyá, contamos com a presença de todos neste ato de união e fé, a concentração será as 09:00hs com distribuição de frutas e a identificação para entrada na traineira a saida da procissão será as 10:00 hs dos Arcos da Lapa a Praça XV, e no retorno será oferecido aos participantes a tradicional e esperada peixada, com afoxé – samba de roda – pagode – muita alegria e descontração. A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE  PARA JUNTOS MOSTRARMOS O FORTALECIMENTO A UNIÃO, A PAZ,  O RESPEITO E NOSSA FÉ.
Abraços, e até lá
DIVULGAÇÃO
COMUNICADO AGEN  AFRO
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY  RJ E SP
Comunicamos que o Programa de Rádio ” Umbanda e os Cultos Afro ” que  é levado  ao ar todos  os domingos, pela Radio Metropolitana – 1090 AM , estará fora do  ar, por um período inderterminado , saindo de férias.
Posteriormente estaremos divulgando  a sua nova data de reestréia,através do Agen  Afro e do Jornal Odara. Agradecemos a todos que compartilharam conosco , durante  este tempo em que  estivemos no ar .
Continue acompanhando os nossos trabalhos  através do Agen Afro on line e do Jornal Odara ,ou ainda através dos nossos orkut:
Se quiser nos  envie sua mensagem por  email:
Os nossos telefones são:
2273-7246 ou 8103-6787 -Anderson
3017-3127 ou 9987-4266/9235-5765 – Yango
Fica  aqui o nosso abraço fraternal, axé .
Anderson D.Oxoguian e Yango Ti Obalùwàiyè
————————————————————————————————————————————————————————————–
DIVULGAÇÃO
INFORMATIVO AGEN AFRO
01/09 – 2@ PARTE
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP
10.01.09 – 10 ÀS 19 HS
FORMA – FONTE PARA ORIENTAÇÃO RELIGIOSA DAS MATRIZES AFRICANAS
ORAÇÃO E PAZ PARA  AFLITOS DE SANTA CATARINA E INOCENTES DA FAIXA DE GAZA
10 ANOS DA LAVAGEM DO BONFIM
TRAJE BRANCO
EM FRENTE  A IGREJA EM MARICÁ – RJ
TELF. 7131-2333
10.01.09 – 15 HS – PAI GREGÓRIO
SESSÃO DE ABERTURA DO ANO DE 2009
RUA ENGENHEIRO MARIO DE CARVALHO, 135 – VICENTE DE CARVALHO – Rj
TELF. 3458-7760
11.01.09 – AFOXÉ  ESTRELA D.OYA
AV.MEM DE SÁ, 37  – CENTRO – Rj
TELF. 9129-2626
11.01.09 – 17 HS – PAI WALTER D. NKOSI
OBRIGAÇÃO DE 07 ANOS  DE SOBA LEGI
RUA HONÓRIO, 83 -MÉIER -Rj
TELF. 3685-9755
12.01.09 – 20HS – OGÃ LUIS FERNANDO DE BARROS
GIRA DE EXU E POMBAGIRA
17.01.09 – 15 HS PALESTRA ” QUEM É O MEU CABOCLO “
18 HS – GIRA DE POVO DE ORIENTE
19.01.09 -20HS – GIRA DE OXOSSI E CABOCLOS
LOCAL: RUA GOIAIS, 548 – PIEDADE – Rj
TELF. 2597-1323 OU 9949-5494
16.01.09 – 18 HS – PAI MUZURÊ D.OXUMARÊ
TOQUE DE CABOCLO
RUA CATANDUVA, 32 – COELHO NETO – Rj
TELF.8233-9344
17.01.09 – 19 HS – AFOXÉ  ESTRELA DE OYA
COROAÇÃO DO REI  E PRINCÍPE, E RAINHA DO AFOXÉ
RECANTO DA LAPA- CENTRO -Rj
TELF.9129-2626
17.01.09 – 17 HS – MÃE DINÁ D.OBÁ
GIRA EM HOMENAGEM AOS CABOCLOS
RUA HENRIQUE SHEILD, 210 – ENGENHO DE DENTRO – Rj
TELF. 2595-0408
17.01.09 – 21 HS – DOTÉ BALBINO D.OGUM
OBRIGAÇÃO DE 21  ANOS DA YALORIXÁ  ANALIZ D.OYA
TRAVESSA VIRGINIA.146 – MOQUETÁ – NOVA IGUAÇÚ – RJ
REF.PROXIMO AO SESI E  A FABRICA DA NIELSI
TELF. 2668-0118 OU 8606-2808
17.01.09 – 16 HS -PAI IDANEGI
FEITURA DE YAÔ DE OXALÁ
RUA APIACÁ,LT 10 – QD.44- BARRO BRANCO  -IMBARIÊ- DUQUE DE CAXIAS-RJ
TELF.
17.01.09 – MÃE CELINA
FESTA DO CABOCLO FLEXEIRO
17.01.09 -  PAI CELSO D.LOGUN-EDÉ
JD.LARANJEIRA -NOVA IGAUÇU
FESTA DE CIGANOS
18.01.09 – 08 HS – PAI ARY D.OXALÁ
06 ANOS DE LUIS AUGUSTO E SILVIO DE XANGÔ
RUA EDON, 42 -COSTA BARROS  – Rj
TELF. 3106-6013 / 7647-7850
18.01.09 – 15 HS – MÃE  REGINA D.OXOSSI
BATACOTÔ
OKÊ CABOCLO , 100 ANOS DE UMBANDA
ENTRADA FRANCA
RUA COMPOSITOR SILAS DE OLIVEIRA, 68 – MADUREIRA
TELF. 2481-2176 OU 3013-0410
Agen Afro
Viver o momento rompendo barreiras da cultura  afro brasileira
Axé,oooooo

FAÇA PARTE DESTA FAMILIA E BRILHE NO CARNAVAL!!! DESFILE CONOSCO NO AFOXÉ ESTRELA D´OYÁ.
OS CIGANOS PODEM VIR COM SUA ROUPA COLORIDA E OS ZELADORES (AS) COM SEU ALACÁ OU ABADÁ – OU ADQUIRA O SEU ABADÁ (PREÇO POPULAR)  É SÓ LIGAR CONFIRMANDO A PRESENÇA!!!!!!

 

VAMOS MOSTRAR A NOSSA UNIÃO, HUMILDADE E EXIGINDO RESPEITO !!! PARA AS DUAS CULTURAS.

 

OS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO: 9129-2626/

3185-4946.

 

AXÉ

 

 

 

 

——————————————————————————

DIVULGAÇÃO

COMUNICADO AGEN  AFRO

POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ

BY  RJ E SP

 

 

 

Comunicamos que o Programa de Rádio ” Umbanda e os Cultos Afro ” que  é levado  ao ar todos  os domingos, pela Radio Metropolitana – 1090 AM , estará fora do  ar, por um período inderterminado , saindo de férias.

Posteriormente estaremos divulgando  a sua nova data de reestréia,através do Agen  Afro e do Jornal Odara. Agradecemos a todos que compartilharam conosco , durante  este tempo em que  estivemos no ar .

Continue acompanhando os nossos trabalhos  através do Agen Afro on line e do Jornal Odara ,ou ainda através dos nossos orkut:

paii_anderson@hotmail.com e paiyango@gmail.com .

Se quiser nos  envie sua mensagem por  email:

faomi@uol.com.br ou paiyango@gmail.com .

Os nossos telefones são:

 

2273-7246 ou 8103-6787 -Anderson

3017-3127 ou 9987-4266/9235-5765 – Yango

 

Fica  aqui o nosso abraço fraternal, axé .

 

 

 

Anderson D.Oxoguian e Yango Ti Obalùwàiyè

 

VAMOS MOSTRAR A NOSSA UNIÃO, HUMILDADE E EXIGINDO RESPEITO !!! PARA AS DUAS CULTURAS.

 

OS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO: 9129-2626/

3185-4946.

 

AXÉ

AGEN AFRO , É CARANAVAL
POR YANGO TI OBALÙWÀIYÈ
BY RJ E SP
CANDOMBLECISTAS  E UMBANDISTAS PRESTAM ULTIMAS HOMENAGENS AOS  EXUS E COLOCAM SEUS BLOCOS  NA RUA , DIVIRTAM-SE POR QUE É CARANAVAL , A 8@ MARAVILHA DO MUNDO !!!!!
Dia 20.02.09 – 18 hs
Pai Muzurê D. Oxumarê
Toque festivo em homenagem ao Exu João Caveira.
Participação : Yango Ti Obalùwàiyé – Convidada Especial – Pombagira das Almas
Rua Catanduva, 32 – Coelho Neto – Rj – telf. 8233-9344 ou 9550-9913
Dia 21.02.09 – 16 hs
Pai Cleiton D. Xangô
Toque festivo de Tata Mulambo do Cruzeiro – Rua Marechal Dantas Barreto , 523  – Vila Santo Antonio – Pantanal – D. Caxias – Rj – telf.  2772-5663
Dia 21.02.09 -  18 hs
Doté Luisinho D. Yansã
Toque  em Homenagens  aos Exus
Rua Leopoldina Borges , 27 – Anchieta – Rj – Telf. 3358-0088
AGENDA DOS BLOCOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – RJ
20.02 .09 – 18hs : Bloco da Carmelitas – Largo das Neves – Santa Teresa
21.02.09 – 09 hs : Cordão do Bola Preta – Cinelândia
21.02.09 – 16 hs : Bloco Os  Imperadores de São Cristovão  – Rua Sá Freire – São Cristovão
22.02.09 – 16 hs : Bloco Simpatia é Quase Amor  – Praça Gen. Osório -Ipanema
22.02.09 – 21 hs : Bloco Empolga às Nove  – Posto 09 – Ipanema
23.02.09 – 14 hs : Bloco da Segunda  – Cobal de Humaitá  – Botafogo
24.02.09 – 15 hs : Bloco Largo do Machado , mas não Largo do Copo – Lgo. Machado
24.02.09 – 16 hs : Bloco das Quengas – Rua Mem de Sá – Lapa
Axé,ooooo
Agen Afro ,
Viver o momento , rompendo barreiras da cultura afro-brasileira !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: