SIWAJU

Dezembro de 2007

Este é o nosso primeiro Boletim Informativo: SIWAJU, elaborado com muito carinho para todos os INTECABIANOS e para todo POVO DE SANTO. Ele homenageia todos os seus fundadores, todos aqueles que construíram o Instituto.

Faz dez meses que nosso querido Toy Vodunonn Francelino de Shapanan nos deixou, tornando-se mais um encantado a nos guiar na jornada de construção de nossa cidadania, de nossa imagem pública e de nossa religião.

Ah, que saudades de seus olhares tão completos, de seus telefonemas, de seu jeito carismático! Ah, que saudades das lições de ética, do exemplo de respeito entre os pares e para com os mais velhos! Saudades de seus chamados às pressas, saudades de sua voz…

Nesta edição os Conselheiros escolheram nosso querido Pai Francelino para homenagem. Nas próximas edições falaremos de cada um de nossos fundadores e continuaremos a informação do nosso trabalho, através de nossos membros.

Este é o pensamento de nossa coordenação: Nosso culto é ancestral, porque não nos esquecemos de nossos antepassados. Lembramos dos mais próximos para cultuarmos os mais distantes. Assim todos serão homenageados e reverenciados. Nossa história, nossa cultura, sempre foi transmitida oralmente.

Agora o INTECAB/SP está dando um primeiro passo para esta grande proposta que é a de armazenar e informar as tradições do povo do santo.  Povo de todas as etnias que vieram de todos os cantos do mundo; os Orixás, Voduns, Nkices, Deuses, Divindades, Encantados, Mentores e Guias que fizeram no Brasil um grande Alá, onde todos nos encontramos.

A história não registrou que nos navios negreiros que aportaram em toda a costa brasileira vieram grandes Rainhas e Princesas (Iya Nassó, Iya Detá, Iya Kalá, Nan Agontime, entre outras) que ajudaram a construir todas as tradições de matriz africana no Brasil.

Neste momento estamos lançando a matriz de uma unidade única para todas as diferenças de nossas Tradições Religiosas Afro Brasileiras. Como já disse um de nossos acadêmicos: “não é possível pensarmos em ética sem pensarmos nos valores de ética trazidos pelos africanos”. São esses ensinamentos que fundamentam nosso Boletim Informativo e nossas existências.

O INTECAB completou 20 anos e a Coordenação de São Paulo cresceu com figuras do mais alto padrão acadêmico que nos ajudam a recontar a história viva de cada Casa, decada sacerdotisa ou sacerdote. Contamos com os mais ilustres e históricos Conselheiros Religiosos de São Paulo.

Agradeço as mulheres e os homens das várias etnias, de todos os sons, que acreditam no INTECAB/SP. O de ontem, de hoje e o de amanhã.

Boa leitura e até a próxima edição!

Ebômi Conceição Reis do Ogun
Cordenadora do INTECAB/SP

Baixar o SIWAJU

siwajufinal01


Anúncios

2 Respostas to “SIWAJU”

  1. Francisco said

    Peço lhe um favor, uma gentilez, não enviar mensagem para este e-mail abaixo;exclua este endereço e orinte-me como exclui-lo; não leio, não me interesso pelo assunto.
    assisoliveiradf@uol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: